Últimas Notícias

AÇAÍ: O QUE É, BENEFÍCIOS E COMO COMER


O açaí, com nome científico de Euterpe oleracea, é uma palmeira muito comum na região Amazônica. Essa árvore produz o fruto que melhor representa a região e é um dos produtos que mais fomentam a economia e cultura do Pará. O Estado é o maior produtor nacional do fruto, com cerca de 96% da área de plantação de açaí do país no território paraense. Além disso, o Pará é responsável por mais de 94% das exportações de açaí do Brasil para o mundo.

Em 2020, foram produzidas mais de 1 milhão e 500 mil toneladas de açaí, representando um crescimento de 51%, se comparado com anos anteriores. Além de maior produtor e exportador do fruto, o Pará é também o maior consumidor local de açaí no Brasil.

Consumido como acompanhamento da refeição ou sobremesa, o açaí é uma fruta multifuncional e também pode ser encontrada no setor de cosméticos, como shampoos e hidratantes corporais; na área de alimentação e bebidas; setor de fármaco, em suplementos e no artesanato.

Mas, se você acha que o uso do açaí termina por aí, se engana. Cientistas paraenses da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão aproveitando até os caroços do açaí para transformar em próteses, móveis e concreto. 


Características do Açaí

O nome da fruta é de origem Tupi yasa'i e significa "fruta que chora" "terra", em referência ao suco desprendido pelo seu fruto. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o nome também é em alusão a forma como o fruto nasce, arredondado e enfileirado em cachos.

A palmeira do açaí pode atingir cerca de 20 metros de altura e, em média, costuma ter quatro cachos por ano. Cada um deles pode produzir uma quantidade aproximada de três a seis quilos do fruto. Ao ser colhido, também se aproveitam as folhas, raízes, palmito e tronco da árvore, que podem ser usados para fazer casas e objetos como bolsas e chapéus.

O açaí é facilmente encontrado por todas as regiões do estado, mas a safra é de agosto a início de dezembro, com o período chuvoso. O município de lgarapé-Miri, no nordeste paraense, é conhecido como "a Capital Mundial do Açaí", por ser o maior produtor e exportador do fruto no mundo. Em Belém, a Feira do Açaí, localizada no bairro da Cidade Velha e parte do Complexo do Ver-o-Peso, é uma zona portuária de pequeno porte e principal ponto de comercialização do fruto.

Aos visitantes, a Feira do Açaí proporciona um turismo de contemplação, ao observar a movimentação dos carregadores e vendedores com os famosos paneiros (cestas de palha) cheios do fruto. Com funcionamento mais pelas madrugadas, o local também fomenta a cultura através de eventos de carimbó, samba e outros.


Como comer Açaí?

O açaí é muito consumido como acompanhamento de diversas refeições, mas também pode ser encontrado em formato de sobremesa; A forma mais tradicional e popular é o famoso peixe com açaí, considerado o maior representante da gastronomia paraense. Você pode acompanhar a receita completa no link abaixo:

No Pará, o consumo o alimento é da forma mais tradicional, mas em outras regiões, como as do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o açaí é mais considerado uma sobremesa. Consumido nas refeições da tarde ou noite, a polpa é utilizada para a produção de sorvetes, vitaminas e diversas misturas geladas que recebem o acréscimo de frutas, chocolates e guloseimas.

FONTE: O Liberal

Nenhum comentário