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CONSUMIDOR PODERÁ SER RESSARCIDO POR PERDA DE TEMPO; ENTENDA A PROPOSTA


A proposta 1954/22 diz que, para fixar o valor devido, o juiz deve considerar a faixa etária do consumidor e suas condições de saúde. Além disso, deve ser apurado se houve prática de menosprezo ao tempo do cliente pela prestadora do serviço.

O autor da proposta, deputado Carlos Veras (PT-PE) defende que “ao consumidor não cabe mais o ônus de demonstrar o valor do seu tempo, restando ao fornecedor o ônus de atender seus clientes com rapidez”.

O PL fixa o prazo geral de até 15 minutos para que seja realizado atendimento ao público pelas prestadoras de água, luz e telefone, agências bancárias, casas lotéricas, escolas e hospitais privados.

Em casos de serviços mais complexos em agências bancárias, o limite geral de atendimento será de 30 minutos.

Para estabelecer a pena, o juiz deverá analisar questões como:
  • descumprimento de prazos legais para resolução de problemas de consumo e do tempo-limite em filas;
  • desvio produtivo do consumidor;
  • tempo de privação de uso de produtos e serviços;
  • imposição da perda de tempo por “robochamadas” ou reiteradas comunicações;
  • abuso do direito à desconexão, lazer e descanso.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: Agência Câmara de Notícias

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