Últimas Notícias

JOANA DARC, CRIA PL QUE INTITUI CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALERGIA ALIMENTAR EM ANIMAIS


De autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), já tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 451/2022, que institui a Campanha de Conscientização sobre alergia alimentar em animais domésticos, no âmbito do Estado do Amazonas. As ações devem promover palestras educativas à população sobre causas, sintomas, riscos, formas de prevenção e tratamentos.

Dentre as diretrizes que o PL estabelece para a campanha, incluem-se: Divulgação das causas mais comuns da alergia alimentar em animais domésticos (como a presença de aditivos, conservantes e outras substâncias químicas em rações industrializadas); Publicidade dos sintomas mais comuns da doença (como coceira, vermelhidão, descamação na pele, ferimentos, diarreia e vômito); Informações sobre a existência de tratamentos (que devem sempre ser prescritos por veterinário); Incentivo à adoção de medidas de prevenção (como a oferta de ração de boa qualidade aos animais, não dar banhos em excesso, etc.).

“Assim como os seres humanos, os animaizinhos podem desenvolver alergia há várias substâncias, principalmente alimentar, e isso requer muita atenção, uma vez que refere-se aos riscos à saúde, à vida e bem-estar do animal. Portanto, o propósito deste projeto é promover a atenção, a segurança à saúde e a melhoria na qualidade de vida dos animais domésticos por meio da conscientização da sociedade”, explica Joana Darc.

Saiba Mais

Entende-se por alergia alimentar, uma resposta imunológica exagerada do organismo a determinada substância presente em alimentos. No caso dos animais, a doença é caracterizada por coceira na pele, podendo provocar ferimentos pela unha do próprio animal enquanto se coça; perda de pêlo; e distúrbios gastrointestinais, como diarreia e vômito, com risco até de óbito, se não for tratado. A causa mais comum é a presença de aditivos, conservantes e outras substâncias químicas em rações industrializadas, sendo que, para alguns animais, as proteínas da carne bovina podem disparar as mesmas reações alérgicas.

Nenhum comentário