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O RESPEITO AO CONSUMIDOR COMO PILAR DE BONS RESULTADOS


A cada dia o respeito ao consumidor está sendo mais exigido das empresas brasileiras. Hoje, um consumidor mais atento e exigente nas suas interações com as marcas, busca nas empresas a valorização dessa relação com maior transparência.

Para celebrar e validar todo esse esforço, o Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor chega, em 2022, à sua 20ª edição. A premiação realizada pela revista Consumidor Moderno, tem como objetivo reconhecer as empresas que investem em estratégia, talento, recursos e metodologias como sinais de respeito ao consumidor final.

Na edição deste ano, a CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, realizou o estudo em parceria com a Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado. Trata-se de uma análise exclusiva sobre o panorama do atendimento no mercado brasileiro. O estudo reconhece e celebra as empresas e lideranças que se adaptaram às novas demandas do consumidor e, principalmente, tiveram o respeito ao cliente como principal missão.

Conheça os critérios de avaliação do Prêmio Respeito

Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor tem como base os seguintes critérios de avaliação:

Qualidade – Produtos de boa qualidade e variedade de produtos.
Preço Justo – Preços atrativos, preços justos, promoções e ofertas vantajosas.
Resolutividade – Resolução de suas necessidades, solicitações e/ou reclamações.
Experiência Phygital – Experiência na loja física e digital: Boa estrutura/ambiente, usabilidade e facilidade.
Atendimento – Atendimento ágil e solícito para quaisquer demandas.
Inovação – Oferecimento de uma experiência e de produtos inovadores ao consumidor.
Multicanalidade – Oferecimento de opções e ofertas de canais de atendimento (multicanalidade).

Entendendo a metodologia do Prêmio Respeito

Sobre sua metodologia, basicamente o Prêmio Respeito parte de uma pesquisa quantitativa, aplicada em território nacional, em painel on-line e utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas de aproximadamente 20 minutos.

O perfil dos entrevistados é de homens e mulheres, acima de 18 anos, das classes sociais A, B e C. Cada entrevistado deverá avaliar no máximo seis categorias, e cada empresa deverá ter ao menos 60 avaliações, seguindo um fluxo determinado pelo estudo.

Atributos avaliados e segmentos

Para fazer parte da premiação as empresas devem ter entre diversos tributos, produtos de boa qualidade e variedade, praticar preços justos, resolutividade, além de atendimento ágil em diversos canais, transparência e engajamento social entre outros.

Dos segmentos avaliados o Prêmio Respeito aborda: Consumer Packaged Goods (CPG); Moda; Financiero; Duráveis; Varejo; Telecom; Benefícios; Entretenimento; Locomoção; Educação; Construção; Delivery e Farma. Lembrando que todos possuem seus subsegmentos, totalizando 45 segmentos com 226 empresas avaliadas.

Ascensão da Geração Z

Veale ressaltar que a ascensão da Geração Z é um dos destaques do Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor. Os nativos digitais passaram a influenciar toda cadeia de consumo.

Sua percepção mais aguçada para inovações e os valores mencionados pelas marcas (e muitas vezes não praticados), tem levado as empresas e repensarem suas estratégias.

Com um smartphone nas mãos, essa geração tem exigido fluidez, personalização, transparência e liberdade das marcas. Um comportamento que sintetiza o quanto a humanização no relacionamento com clientes dever ser prioridade hoje nas empresas.

Um momento de celebração e reflexão

Após um período conturbado (vide pandemia), o Prêmio Respeito deste ano traz um gosto de superação, de resiliência e, claro, de boas conquistas. Um momento de reflexão sobre os resultados alcançados e para onde caminha o relacionamento entre marcas e clientes.

Assim, o Prêmio Respeito 2022, que será realizado no dia 30 de novembro, no Hotel Renaissance (Sala Amazônia), em São Paulo, enaltece o grande momento dessa nova dinâmica nas relações de consumo, tendo como pilar uma palavra simples, mas de suma importância na experiência do cliente: respeito.

Acompanhe toda a cobertura do Prêmio Respeito pelo perfil da Consumidor Moderno no Instagram. E conheça todos os detalhes do estudo e as empresas premiadas na edição 275 da revista Consumidor Moderno.

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