Últimas Notícias

OFICINAS DO "COMUNIDADE IN SET" CHEGAM NA METADE E DESPERTAM CRIATIVIDADE DE ALUNOS


Nesta segunda-feira (6), a oficina sobre som no cinema marcou a metade da execução do projeto “Comunidade in Set” na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

O projeto é coordenado pelo cineasta e produtor audiovisual, Bruno Pereira, e conta com apoio da Prefeitura de Manaus por meio do edital Manaus Faz Cultura 2022 e atende ao Programa Cultura Itinerante do município.


Os alunos das duas turmas (tarde e noite) já tiveram aulas sobre a História do Cinema, com abordagem de destaques históricos do cinema amazonense, e também sobre técnicas de filmagens, com conhecimentos sobre fotografia, iluminação e direção de cena.

Na fase atual, os participantes percorrem trilha formativa sobre o som no cinema, com teoria e exercícios práticos em sala. A oficina é ministrada pelo cineasta George Augusto, detentor de diversas premiações locais e nacionais.

O professor de lutas, Rodrigo Souza, de 36 anos, conta que conhecer as técnicas por trás das câmeras e interagir com os profissionais do segmento permite que ele e os demais participantes queiram obter mais experiências no cinema.


“Está sendo bem gratificante participar do projeto. Estamos aprendendo muito, principalmente questões técnicas e a importância de cada um no set de filmagem. Eu pretendo continuar atuando no cinema e, quem sabe, escrever um roteiro para contar uma história com a minha visão”, disse Souza.

Para a professora de artes, França Viana, de 54 anos, o “Comunidade in Set” se apresenta como uma formação complementar, com uma nova linguagem. Ela pretende aplicar as técnicas em um projeto que executa na escola onde atua.


“Ano passado, eu organizei uma mostra de cinema na minha escola e este ano teremos novamente, porém, senti a necessidade de dominar a linguagem e busquei por isso. Eu quero aprender para ensinar para meus alunos e fazer uma mostra com mais qualidade”, ressaltou a educadora.

Nos próximos dias, o projeto Comunidade in Set receberá oficinas de produção e interpretação para o cinema digital. Ao final da formação, as turmas irão produzir e gravar dois curta-metragens que, posteriormente, serão exibidos para a comunidade local.

Nenhum comentário