Últimas Notícias

PRESETES FALA EM COMBUSTIVEL MAIS BARATO PARA O CONSUMIDOR


O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que os combustíveis produzidos pela estatal terão um preço menor para o consumidor, mas sem se “desgarrar” do mercado externo. “A gente vai fazer com parcimônia e tranquilidade porque não vamos nos desgarrar do preço internacional, como uma Venezuela, e vender o diesel ao preço que quiser. Quando subir lá fora, terá que subir aqui dentro. Quando descer lá fora, vai ter que descer aqui. Mas isso dentro também de uma gestão que a empresa tem o direito de fazer”, disse Prates em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta 6ª feira (12.mai.2023).

Segundo ele, serão adotados modelos diferentes de cálculos de valores para cada área de influência de refinaria. A regra também valerá para clientes. “Se você compra muito, faço um preço melhor. Se compra para entregar no Porto de Santos é uma coisa, se compra para entregar no interior, é outra. Mas a Petrobras vai ser sempre a melhor opção de preço”, declarou. 

Para Prates, “o preço do petróleo é a variável mais selvagem que existe no mundo, mais do que qualquer moeda ou taxa de juros”. Ele afirma que se desgarrar demais dela é ficar em uma zona de perigo, tanto para cima quanto para baixo, ee que há grandes produtores que acreditam que isso se reverte para a população, adotando um preço menor. 

“A Bolívia fez isso com o gás, imaginou que se botasse o gás a US$ 1 abririam fábricas lá. Não rolou. São estratégias que os países escolhem. Países mais frágeis economicamente só têm uma bala de prata, podem acertar ou errar. O Brasil não precisa disso”, disse.

FONTE: Poder360

Nenhum comentário