Últimas Notícias

CONSUMIDOR ACESSA ATÉ 4 VEZES UM SITE ANTES DE EFETUAR COMPRA ONLINE


O maior evento varejista do ano está chegando: a Black Friday. Responsável por movimentar o e-commerce no mês de novembro, a data traz para as empresas o desafio de um Marketing bem estruturado, com ações prévias de planejamento que permitam às marcas assegurar bons resultados e se destacar frente à concorrência.

De acordo com o “Guia Black Friday 2023”, desenvolvido pela martech global RTB House, 95% dos visitantes de um website não são convertidos na primeira visita. Em média, o consumidor precisa acessar de três a quatro vezes o mesmo site antes de se sentir confortável para efetuar uma compra. Sozinhas, campanhas de retargeting – focadas em conversão de vendas – cobrem 20% dos consumidores com potencial para comprar de uma marca.

O que esse número indica é a importância de se manter um olhar atento para o topo e meio do funil de vendas, de modo que seja possível dar visibilidade à marca e engajar potenciais consumidores e, em uma estratégia de médio prazo, gerar maior tráfego para o site – o que gradualmente deverá elevar a eficiência das campanhas focadas em conversão de vendas. Na etapa de meio de funil também é possível olhar para o reengajamento de ‘usuários dormentes’ – ou seja, aqueles que já efetuaram compras via um determinado e-commerce, mas de forma esporádica.

Quais são as melhores estratégias para apostar na Black Friday 2023?

Dados internos da RTB House mostram que as palavras-chaves na última Black Friday foram critério de qualidade, o que deve se repetir em 2023. Enquanto dados relacionados a impressões e conversões registraram queda em relação a 2021 – reforçando o menor entusiasmo dos consumidores com a data no último ano – outros KPIs, como valor de conversão e ticket médio, tiveram desempenho similar ou acima do que o registrado no ano anterior.

Em linhas gerais, o que os dados mostram é que, apesar da queda em valores de impressões (-7,8%) e conversões (-50,3%), os consumidores de fato sensibilizados e que realizaram compras durante o período da Black Friday tiveram disposição para realizar investimentos mais altos: o ticket médio das compras foi 132% superior frente o ano anterior – ou seja, quem comprou na Black Friday de 2022 optou por itens mais caros. Para os varejistas, isso significou a perda em volume de usuários engajados em 2022, mas, por outro lado, ganhos expressivos nos valores de conversão e ticket médio.

Para 2023, em um cenário mais estável e sem outro grande evento disputando a atenção do consumidor – como aconteceu com a Copa do Mundo Masculina no ano passado, quando o Brasil estreou um dia antes da data promocional – a tendência é a de a Black Friday deste ano poder unir o melhor dos mundos: mais pessoas engajadas e dispostas a concretizar compras durante a data junto à manutenção de índices altos relacionados à valor de conversão e ticket médio.

Confira abaixo algumas dicas de boas práticas e tendências que o Guia desenvolvido pela RTB House traz:

A hora de planejar é agora!

Dados de mercado mostram que cerca de um terço (31%) dos consumidores começam a pesquisar produtos para a Black Friday com pelo menos três meses de antecedência. Para este público, trabalhar campanhas que promovam uma conversa com a marca ou que facilitem a aquisição de produtos em condições mais vantajosas pode ser uma boa estratégia para posicionar o negócio e fidelizar uma fatia importante de potenciais consumidores.

A marca precisa estar na mente do consumidor

63% dos consumidores priorizam compras ou advogam em favor de marcas que partilham dos seus valores e crenças. Portanto, é importante manter a sua base de usuários aquecida a fim de posicionar a sua marca na mente do consumidor, especialmente em momentos que precedem períodos promocionais.

A tecnologia deve ser a grande aliada das marcas em campanhas de publicidade digital

Dados internos da RTB House apontaram que campanhas com foco em conversão de vendas baseadas 100% em algoritmos de deep learning são até 50% mais eficientes nas tomadas de decisão do que aquelas realizadas com machine learning convencional. Anunciantes relatam ganhos de até 29% na performance geral das campanhas e de até 41% na eficiência de recomendação de produtos para potenciais consumidores.

Banners dinâmicos chamam a atenção do cliente

Em média, o tempo de atenção de um ser humano comum é de 8 segundos. Portanto, no contexto publicitário, banners dinâmicos que de fato se destaquem em uma rápida olhada são um enorme diferencial. Por permitirem diferentes formatos de interação, eles são especialmente interessantes em ocasiões em que é preciso personalizar o conteúdo de acordo com uma situação específica, aumentando as chances de conversão.

Personalização de anúncios

Experiências personalizadas podem gerar até 40% mais receita do que aquelas oferecidas de forma ampla e genérica. Com algoritmos de deep learning entregando o mais alto nível de precisão, é possível desenvolver anúncios altamente personalizadas, levando em consideração aspectos específicos do produto de interesse do consumidor (cor, tamanho, modelo etc), bem como argumentos de venda que tenham maior aderência com o perfil do usuário.

Brasileiros gostam de comprar por aplicativo

Na Black Friday de 2022, 33% dos brasileiros que adquiriram algum produto realizaram a compra por meio de algum aplicativo, sendo que deste universo, 86% o mantiveram instalado após a data. Dentre os principais motivos que levam um consumidor a baixar um aplicativo para a Black Friday estão: frete grátis (52%), ofertas exclusivas (36%), acesso a cupons de desconto (35%) e entrega rápida (35%). Os dados são da pesquisa “Panorama de Consumo na Black Friday 2023”.

FONTE: Mundodomarketing

Nenhum comentário