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O QUE A OLX TEM FEITO PARA APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE?


Realizar compras online se tornou um hábito entre os brasileiros. Para atender a demanda desses consumidores que procuram cada vez mais por interação, fluidez e eficiência em sua jornada de compra, marcas passaram a investir em estratégias e se adaptar às suas necessidades dos clientes. A OLX, plataforma referência no mercado de marketplace C2C (consumidor para consumidor), reformulou a categoria de Moda e Beleza e lançou filtros que aprimoram a experiência do usuário.

As mudanças visam apoiar a decisão de compra dos usuários da plataforma, além de agilidade no processo. Diariamente, em média, cinco milhões de usuários únicos ativos utilizam a plataforma da OLX.

“O mercado de segunda mão para a categoria de moda e beleza tem bastante potencial de crescimento, mas para isso uma boa experiência é fundamental. Agora, todos os usuários que estejam procurando uma peça única de moda vão ter muito mais informações e apoio durante a jornada, aliando facilidade a bons preços, apoiando a economia circular” explica Beatriz Soares, vice-presidente de produto da OLX.

Melhorias contínuas na plataforma

O aprimoramento da OLX na categoria passa por uma série de melhorias projetadas para melhorar tanto a experiência de compra quanto a venda de produtos usados. Para isso, a companhia desenvolveu uma home especializada com verticalização e especialização em categorias, além de uma nova comunicação visual na área de “descubra” e em outros ícones.

Os usuários também terão acesso a novas galerias de recomendação, adaptadas tanto para aqueles com histórico quanto para os novos usuários. Houve ajustes nas imagens, proporcionando uma visualização mais aprimorada, e um assistente virtual está disponível para consulta, oferecendo respostas às principais dúvidas dos usuários.

“Acreditamos que a jornada do nosso usuário é muito importante para que possamos ampliar ainda mais a escolha pelas plataformas online e pela compra e venda de itens de segunda mão. Para a categoria é essencial diferenciar as marcas, tamanho, cores e estado do item. As mudanças em Moda e Beleza refletem nossa visão com foco na melhor experiência. Essas ações vão beneficiar nossos mais de 200 mil usuários diários da categoria, que conferem mais de 600 mil anúncios por dia”, complementa Beatriz Soares.
Um olhar profundo sobre o comportamento de compra da Geração Z

O estudo “Comportamento da Geração Z” realizado pela própria companhia, em outubro deste ano, mostrou como essa geração se relaciona com o comércio online de itens usados. De acordo com o levantamento, a geração Z está mais propensa a gastar em produtos usados. Especialmente na categoria de vestuário, 67% dos participantes indicam um alto índice de preferência por itens usados.

Já a categoria de Moda e Beleza também atrai a atenção da geração Z. Cerca de 58% dos entrevistados manifestaram um interesse especial em adquirir itens usados ​​nessa categoria. As subcategorias mais populares na plataforma incluem roupas e calçados, seguidos por roupas, bijuterias e acessórios em procura, venda e anúncios. Os dados contemplam o período de janeiro a setembro de 2023 na OLX.

O estudo entrevistou 300 jovens de todo o Brasil, abrangendo a faixa etária de 18 a 30 anos. A pesquisa não impôs distinções com base em classe social, gênero ou região, passou a capturar um retrato abrangente e diversificado.

Compra e vende por meio da plataforma

As mudanças visam proporcionar a realização de ainda mais sonhos, como é o caso de Tamires de Oliveira, de Guarulhos (SP), que encontrou o seu vestido de noiva ideal por meio da OLX. Tamiris negociou virtualmente com uma vendedora que estava liquidando as peças de sua loja em São José do Rio Preto (SP).

Para tê-las em mãos, mobilizou uma amiga para buscá-lo e, quando chegou em sua casa, viu que serviu como uma luva. A distância não a impediu de passar as medidas para a vendedora e de encontrar a peça perfeita. Na época, gastou menos da metade do que teria que investir para alugar o vestido em uma loja convencional. Hoje em dia, ainda compra e vende por meio da plataforma. No final do próximo mês, será madrinha de casamento e já planeja vender seu vestido no marketplace.

Nome nome para abarcar ecossistema OLX

Recentemente, a companhia anunciou uma mudança na sua identidade corporativa, passando a se chamar Grupo OLX. Essa transição vem marcando um novo momento de evolução para a empresa, onde está buscando fortalecer sua comunicação com os usuários e se destacar ainda mais no seu posicionamento como um conjunto de plataformas.

A plataforma mantém seu foco em automóveis e bens de consumo, oferecendo aos usuários uma maneira simplificada de comprar e vender produtos usados. Além disso, os portais de anúncios imobiliários ZAP, OLX Imóveis e Viva Real integram o ecossistema da companhia.

FONTE: Consumidor Moderno

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