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COM TEATRO, "PROCON NAS ESCOLAS" ENSINA LEI DO CONSUMIDOR PARA CRIANÇAS DE SÃO CARLOS


Problemas com produtos, sejam eles defeitos ou atraso nos prazos de entrega, podem ser uma frustração, principalmente para crianças. Muitas vezes, os próprios consumidores não têm conhecimento de seus direitos, o que dificulta que a Lei do Consumidor seja totalmente cumprida.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realiza, em São Carlos (SP), a ação 'Procon nas Escolas' para ensinar a crianças, de forma lúdica, quais são os seus direitos quando compram um produto em uma loja, seja ela física ou virtual.

A estudante Eloá Caetano Trebi, de 10 anos, comprou um brinquedo, sem saber que ele estava quebrado, no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

"Eu comprei uma boneca que ela veio com a mão quebrada, ela veio quebrada, só que aí eu não levei na loja, pra consertar, porque a mulher já tinha falado que não devolvia. Aí tive que jogar a boneca fora, porque não tinha mais conserto".

Em compras on-line, uma das reclamações mais recorrentes dos consumidores é o atraso na entrega dos produtos.

De acordo com a Lei do Consumidor, em algumas situações, as empresas responsáveis devem pagar indenizações aos clientes que têm problemas com as mercadorias.

Mas nem sempre é isso que ocorre. Por isso, de acordo com o diretor do Procon de São Carlos, André Di Savio, a ação tem como objetivo formar consumidores mais críticos e atentos.

"Esse projeto é voltado para alunos da rede municipal de ensino e foi pensado com o objetivo de formar consumidores conscientes e que esses consumidores possam ser agentes disseminadores desses conhecimentos, nos seus lares, ensinando essas noções de direito do consumidor para o papai, para a mamãe".

Conhecimento por meio de teatros

O projeto teve início no dia 8 de outubro e não tem prazo para terminar. Para envolver as crianças, os ensinamentos são passados por meio de teatros. Oito escolas da cidade já participam da ação.


Em uma delas, as crianças assistiram a uma apresentação sobre o consumo e o controle de gastos. A personagem da peça, Dona Cigarra, é o exemplo de quem sabe administrar muito bem as finanças.

Durante os ensinamentos, uma orientação sobre o transporte público já chamou a atenção do Ryan. "Na parte quatro da minha revistinha, fala que as empresas de ônibus devem disponibilizar duas passagens gratuitas por viagem de idosos".

FONTE: G1 EPTV

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