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LIVE COMMERCE: A TENÊNCIA QUE EXIGE OMNICANALIDADE


Na era da Inteligência Artificial e das interações digitais, o grande desafio das marcas é criar um relacionamento próximo e emocional com os clientes. Experiências cada vez mais transacionais e semelhantes fazem com que os consumidores ora optem por uma marca, ora por outra, na expectativa de serem surpreendidos por alguma delas. Nesse sentido, o live commerce surge como uma tendência capaz de criar conexões mais significativas.

O modelo de vendas que une o poder das redes sociais e do e-commerce para aproximar o consumidor online da experiência de compra em lojas físicas é muito popular na China, mas vem se consolidando no Brasil. De acordo com o estudo Censuswide, realizado pela Wunderman Thompson Commerce, 35% dos consumidores brasileiros já compraram itens em lives e, segundo pesquisa da Behup, 88% responderam que pretendem participar de lives commerce no futuro.

Ao participar das lives, esses consumidores acompanham explicações sobre os produtos, tiram dúvidas em tempo real e usufruem de promoções e condições especiais. Não à toa, as compras no formato registram 40% menos devoluções e conversão de 8% a 30% maior em comparação ao e-commerce tradicional, segundo dados da Adobe Analytics Data.

O sucesso de marcas que apostam no formato também tem chamado a atenção. Em 2023, uma grande marca de cosméticos brasileira faturou R$ 22 milhões em 13 horas através do live commerce. Neste ano, a mesma empresa vendeu R$ 4,6 milhões em apenas 20 minutos.

Apesar de o live commerce poder ser feito por qualquer empresa nas redes sociais, usufruir das possíveis vantagens depende de uma estrutura capaz de garantir uma experiência de compra excepcional. Para isso, o modelo omnichannel acompanhado de tecnologias avançadas torna-se indispensável.

Segundo Cláudio Alves, diretor executivo da vertical Enterprise da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, os varejistas precisam contar com ferramentas que os auxiliem em uma gestão mais completa, eficiente e integrada dos processos. “O Linx e-Millennium, por exemplo, é uma solução ERP em nuvem que se integra ao e-commerce e aos marketplaces, operadores logísticos e ferramentas de atendimento, permitindo ao varejista vender em múltiplos canais, verificar disponibilidade de estoque em outras lojas, gerar links de pagamento e gerenciar fretes. Dessa forma, ao manter o controle do estoque em tempo real e otimizar todo o processo de distribuição e transporte de mercadorias, as empresas conseguem garantir que os produtos cheguem ao cliente de maneira eficiente, entregando uma jornada de experiência completa e diferenciada”, afirma.

Live commerce na prática

Há diversas estratégias que podem ser utilizadas para fazer um live commerce que chame a atenção do cliente e alavanque as vendas. Para além da definição da rede social e da linguagem que fazem mais sentido para o perfil do consumidor que se deseja impactar, é possível oferecer produtos que já estão há um tempo no estoque a preços promocionais, apresentar lançamentos, oferecer benefícios de cashback ou frete grátis e muito mais.

Algumas marcas apostam em influenciadores para apresentar a live, mas é importante que eles conheçam os produtos para interagir com os clientes de forma eficiente. Afinal, o grande diferencial está em entregar experiências que gerem conexões reais com a marca.

Para o diretor executivo da Linx Enterprise, uma estrutura completa para realizar live de vendas inclui a integração total de sistemas — e-commerce, marketplaces, pontos de venda físicos, ERPs e logística —, a automação dos fluxos e a capacidade de gerenciar o estoque e os centros de distribuição em tempo real. É preciso ter uma estratégia holística e eficiente para garantir bons resultados.

“O controle integrado dos processos do negócio, desde o chão de fábrica até a expedição, organiza uma alta volumetria de entregas e potencializa a performance das empresas”, explica Cláudio Alves. “Ao incorporar os módulos de TMS, para gestão de transportes, e WMS para organizar o armazém e otimizar o processo de entregas, por exemplo, o Linx e-Millennium permite gerenciar a seleção, a coleta e a embalagem de produtos vendidos online, além de controlar a parte financeira e a emissão de notas de forma ágil”, complementa.

Outra funcionalidade do Linx e-Millennium é o PDV Omni, que permite realizar vendas combinadas de itens das lojas físicas e do centro de distribuição em uma única transação, selecionando de forma inteligente e estratégica o produto que será enviado para o consumidor. Além de expandir a capacidade de vendas em múltiplos canais, isso automatiza o fluxo e agiliza o recebimento e o processamento de pedidos.

Toda essa estrutura prepara a empresa para lidar com o volume de vendas gerado pelo live commerce de forma eficiente, além de permitir a análise dos dados transacionais e comportamentais para desenvolver ações que aproximem cada vez mais os clientes da marca.

O poder da omnicanalidade

A combinação de tecnologias avançadas e a integração documentada de funcionalidades por meio do conceito API First – que contempla plataformas virtuais, sistemas de pagamento, antifraude e bancários, ferramentas contábeis e operações logísticas – permite às empresas construir uma estratégia de vendas omnicanal automatizada. Isso desburocratiza as operações, aumenta o controle sobre elas e melhora a experiência do cliente.

“Os resultados comprovam essa eficiência: o Linx e-Millennium fatura 1 milhão de pedidos por dia e integra mais de 40 plataformas e 80 marketplaces. Hoje já é possível emitir uma nota fiscal em 8 segundos, por exemplo, com média de 2 mil transações por dia no atacado”, destaca o diretor executivo da Linx Enterprise.

Para além do impacto positivo na performance, as empresas passam a atender melhor os clientes e conseguem explorar ao máximo as oportunidades do mercado. “Com acesso a relatórios de BI personalizados, os gestores podem tomar decisões estratégicas que garantem uma evolução contínua. Essa estrutura robusta é um pilar fundamental para que a estratégia de live commerce alcance os resultados desejados, garantindo uma operação fluida, integrada e voltada para a satisfação do cliente”, finaliza Cláudio Alves.

FONTE: Consumidormoderno.com.br

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