Últimas Notícias

TRATA BEM MANAUS: UM PROGRAMA IMPORTANTE PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO MANAUARA

Foto: Divulgação/Ascom Águas de Manaus

Na primeira, o programa Trata Bem Manaus que irá até 2027, a capital chegará ao dobro da atual cobertura de esgoto, com 60% de alcance

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 70% do corpo humano é composto por água, que auxiliam no bom funcionamento transportam nutrientes e elimina toxinas do nosso corpo através do suor e urina. Para manter o bom funcionamento do corpo e a saúde em dia, se deve juntar uma série de fatores no qual a água tem um certo protagonismo, tomar banho, beber água, lavar os alimentos de forma correta para evitar qualquer tipo de contaminação alimentar.

A água tem um papel muito importante para vida, por isso é tão importante olharmos com atenção e darmos a importância que a água merece. Nas grandes cidades o saneamento básico é de suma importância para o desempenho da qualidade de vida e em Manaus não é diferente, se você está bem, tem disposição para trabalhar, estudar ou simplesmente ter um lazer.

A importância da água tratada na higienização dos alimentos – Foto: Divulgação

Manaus, a capital do Amazonas, está passando por um importante processo de transformação na área de saneamento básico. Nos últimos anos, a cidade tem recebido significativos investimentos públicos e privados para ampliar o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto, beneficiando milhares de moradores e promovendo uma melhor qualidade de vida para a população.

Com mais de 2,2 milhões de habitantes, Manaus enfrentava desafios históricos nessa área, especialmente devido à sua localização geográfica e crescimento urbano acelerado. No entanto, o cenário começou a mudar com a implementação de grandes projetos de infraestrutura como o programa Trata Bem Manaus, que visam a universalização do acesso ao saneamento.

Com a ampliação do saneamento básico, Manaus já começa a ver os impactos positivos na saúde da população. De acordo com a Secretária de Saúde do Município de Manaus, Shádia Fraxe, doenças como diarreia, hepatite A e leptospirose, frequentemente associadas à falta de saneamento, estão em declínio nas áreas que foram beneficiadas com as novas redes de água e esgoto.

Shádia Fraxe Secretaria de Saúde do Municipio - Foto: Divulgação/Semcom

“Quando investimos em saúde básica, automaticamente conseguimos reduzir o número de pessoas doente nos hospital, isso é economia aos cofres públicos, é o fim das superlotações em busca de atendimento, e o município consegue fazer investimentos em construções de novas Unidade Básicas de Saúde e politicas públicas voltadas para a saúde”, destacou.

De acordo com os dados da Fundação de Vigilância Sanitária em Saúde do Amazonas - Dra Rosemary Costa Pinto (VFS-DCP) comprovam que nos últimos anos, doenças como Diarreia e Hepatite A, tiveram redução de casos nos últimos 6 anos, no mesmo período da ampliação do esgotamento sanitário na cidade de Manaus.

Para a Dra pesquisadora do instituto Leonidas & Maria Deane (ILMD)/ Fio Cruz Amazônia, Arlete Almeida, os serviços de saneamento são primordiais para a saúde da população das cidades.

“Aqui em Manaus temos uma característica muito presente de casas construídas as margens dos igarapés, nos rip-raps e em palafitas que acabam se tornando um foco para doenças de veiculação hídrica, tanto em época de cheia, como na estiagem. Quem é de Manaus já ouviu falar do beco do Nonato, localizado no bairro cachoeirinha, onde a concessionaria implantou rede de esgoto em áreas de palafitas, este projeto teve início em 2022 e hoje é modelo para expansão para outras áreas com as mesmas características”, destacou.

Obra de esgoto em palafitas – Foto: Ascom Águas de Manaus

Programa Trata bem Manaus

O programa Trata Bem Manaus tem como objetivo a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. O programa é resultado de uma série de estudos realizados nos últimos anos, que consideraram as particularidades geográficas e dos corpos hídricos de Manaus. Essas análises apontaram a implementação de microbacias como a solução mais eficaz para que o acesso ao serviço de esgoto seja expandido de maneira mais rápida na cidade. O programa contempla investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões até 2033.

Para alcançar a universalização do serviço, a Águas de Manaus fará a implantação de mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto nos próximos anos, além de obras de implantação e ampliação de pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), espalhadas por todas as zonas da cidade.

Obras do programa Trata Bem Manaus – Foto: Ascom Águas de Manaus

O trabalho será dividido em três etapas. Na primeira, que irá até 2027, a capital chegará ao dobro da atual cobertura de esgoto, com 60% de alcance. Para isto serão implantados mais de 1 milhão de metros de rede coletora de esgoto.

Na segunda etapa, de 2028 a 2033, serão implantados mais de 1,1 milhão de metros de rede. Ao final do período, o serviço estará universalizado na cidade. A terceira etapa será realizada entre 2033 e 2045, com a manutenção da universalização do serviço.

Os resultados já são visíveis, e a expectativa é que, nos próximos anos, a qualidade de vida dos manauaras continue a melhorar, com reflexos diretos na saúde, no meio ambiente e na economia local. Manaus, portanto, dá um passo importante em direção a um futuro mais saudável e sustentável.

ALUNO: Felipe Ribeiro Padilha
PROF: Francisco Chagas 
Senac - Rádio e TV

Nenhum comentário