CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS CELEBRA 30 ANOS DO BOSQUE DA CIÊNCIA EM REUNIÃO SOLENE
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, na manhã desta quinta-feira (8 de maio), uma Reunião Solene em homenagem aos 30 anos do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O evento reforça o compromisso do Legislativo Municipal com a valorização da ciência na capital.
A Reunião foi uma propositura do vereador Zé Ricardo (PT) e contou com a participação do diretor do Inpa, Henrique dos Santos Pereira; do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e inovação (Secti), Jeibi Ribeiro da Costa; da vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga; da diretora da Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz), Stefanie Costa Pinto Lopes; do Cônsul-Geral Adjunto do Japão em Manaus, Akira Suzuki; e do padre Martin James Laumann.
Para o vereador Zé Ricardo (PT), o Bosque da Ciência cumpre uma missão importante de socializar o conhecimento científico e conscientizar sobre a conservação ambiental, por meio de atividades de sensibilização e aprendizado acessíveis, aproximando o público do conhecimento produzido sobre a Amazônia e fortalecendo o interesse pela ciência.
“O Bosque da Ciência, além do grande valor educativo e ambiental, tem um papel importante na economia regional, atuando como um atrativo turístico que reforça a imagem de Manaus e da Amazônia ao atrair turistas interessados na natureza e na ciência, fortalecimento da economia regional, representando importante ações de educação e contribuindo para o avanço da ciência na cidade de Manaus e na promoção do Brasil como um líder no compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, destacou o parlamentar.
A vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga, destacou que a prefeitura tem um papel fundamental de apoio ao Bosque, a fim de buscar valorização e fortalecimento da ciência e da pesquisa no país.
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, tem um papel fundamental que é não apenas valorizar esse espaço que é turisticamente reconhecido, mas também um espaço onde a ciência é divulgada, com o turismo de preservação e conservação. Isso traz para as pessoas a importância da floresta e o Bosque da Ciência é onde tem as trilhas mais lindas de Manaus, é um fragmento florestal fantástico e importantíssimo para a cidade. Então, não poderíamos deixar de estar aqui para comemorar esse grande evento e dizer que o nosso compromisso é divulgar mais o Bosque para que haja um fluxo turístico maior”, disse a vice-presidente da Manauscult.
Sobre o Bosque da Ciência
O Bosque da Ciência foi inaugurado em 1º de abril de 1995, criado para promover o interesse pela preservação ambiental e popularização da ciência. Localizado no bairro de Petrópolis, na zona Sul de Manaus, o espaço oferece uma experiência única de educação científica e ambiental, permitindo que seus visitantes, tanto moradores quanto turistas, conheçam de perto a biodiversidade amazônica e o trabalho de pesquisa do Inpa, que em três décadas de existência já recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes, consolidando-se como um importante centro de lazer, educação ambiental e divulgação científica em Manaus.
“A Sede do Inpa desde a sua criação é Manaus, e estamos hoje celebrando os 30 anos de um aparato que, com o passar do tempo, se tornou uma grande atração turística da nossa cidade. Então, ser abraçado pela Casa do Povo nesta data comemorativa é altamente significativo para o Inpa. Hoje é um dia de lembrarmos a Manaus que nós temos esse pequeno tesouro da ciência e da educação ambiental incrustado no coração da nossa cidade”, afirmou o diretor do Instituto, Henrique dos Santos Pereira.
Nenhum comentário