MESTRE EM DANÇA, AMAZONENSE WILSON JUNIOR MINISTRA OFICINA " BOI DE QUILOMBO" EM SÃO PAULO NESTE FINAL DE SEMANA
Considerado o maior espetáculo cultural à céu aberto do planeta, o Festival Folclórico de Parintins acabou há duas semanas, mas a paixão pelo boi-bumbá segue encantando os brasileiros. Nesta sexta-feira, 11, e sábado, 12, o coreógrafo amazonense Wilson Junior vai à São Paulo para ministrar a oficina Boi de Quilombo em evento de imersão cultural.
O arte-educador foi convidado pela Cia Conceito Urbano para apresentar as técnicas da dança no evento Migra: Os avanços da Diversidade, iniciativa que visa proporcionar acesso à dança para a comunidade através da formação, experimentação e troca de conhecimentos dentro do universo da arte. A oficina ocorrerá na Fábrica de Cultura Parque Belém, localizada na Av. Celso Garcia, 2231 - Belenzinho, São Paulo.
Para Wilson, o convite é mais uma oportunidade para a difusão da cultura popular do Norte para todo o Brasil.
“Participar de um evento desse, que reúne profissionais da cultura popular com trabalhos magníficos e poder mostrar um pouco que fizemos no Norte é de extrema importância. O projeto Boi de Quilombo tem o intuito de manter a essência do boi-bumbá não somente no período do festival, mas em todo momento. Isso sem falar na preservação da nossa ancestralidade, nossa identidade cultural, da nossa cultura”, afirmou o coreógrafo.
A diretora de produção do evento, Jéssica Rodrigues, afirma que o convite ao Wilson se deu pela sua atuação no Projeto Boi de Quilombo, que desenvolve um trabalho com – e a partir – da cultura indígena e afro-brasileira, por meio da técnica de dança “boi de quilombo”, idealizada pelo Mestre em dança.
“Por meio de muitas pesquisas e conversas com nossos mentores, eles sugeriram o Wilson como uma forte referência manauara, que tem um estudo muito forte e vem construindo um trabalho potente sobre as danças populares do Norte. Foi assim que dialogamos e firmamos essa parceria no evento”, explicou a diretora.
As sessões da oficina acontecem na sexta (11), de 14h às 17h, e no sábado (12), das 15h às 17h30. A entrada é gratuita, mas para garantir presença, é necessário preencher o formulário no link forms.gle/GGQMK36K7f8R2YxJ8 .
Nenhum comentário