Últimas Notícias

DEPUTADA JOANA DARC (PR) ABRAÇA PROJETO DE EQUOTERAPIA REALIZADO PELA PM


A deputada estadual Joana Darc (PR) recebeu na manhã desta terça-feira (26) o Major D. Muniz e a Tenente Daianne Veras, para conhecer as necessidades do projeto Equoterapia oferecido pelo1º Regimento de Policiamento Montado (RPMon) – Batalhão Coronel Bentes, mais conhecido como Cavalaria da Polícia Militar do Estado do Amazonas, a pessoas com deficiência em Manaus.

Além do convite para conhecer as instalações do projeto, que acontece no Batalhão localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, Joana Darc, também ouviu as demandas apresentadas pelos militares.

“Essa aproximação é importante para que possamos construir políticas e ações que ajudem as mais diversas causas e projetos. Ter sido lembrada pelos policiais é um indicativo muito bom, ao nosso trabalho”, comentou Joana.

De acordo com o major D. Muniz, atualmente existe uma lista de espera de mais de 300 pessoas, em busca do tratamento. “Precisamos de apoio para ampliar nossa atuação. O projeto tem se tornado referência em Manaus, com impacto positivo e resultados acima do esperado junto aos atendidos e suas famílias”, explicou D. Muniz.

Diante da importância da Equoterapia, a deputada Joana Darc, se disponibilizou a articular junto ao Governo maior incentivo ao projeto, enviar recursos por meio das Emendas Impositivas.

“Vamos trabalhar para que o auxílio aconteça de todos os lados. Podemos até acrescentar a previsão de recursos na Lei Orçamentária Anual”, analisou Joana.

Benefícios

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que o utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. As patologias mais atendidas são: Paralisia Cerebral, Autismo, Hiperatividade, Deficiência Auditiva, Síndromes de Down, de Asperg, West e outras.

A Cavalaria da PM- AM, no núcleo de Equoterapia, atualmente atende 44 praticantes, entre crianças, jovens e adultos. O atendimento é realizado nesta unidade policial militar uma vez por semana com duração de 30 minutos. No Núcleo de Equoterapia, existe uma lista de espera de aproximadamente 300 pessoas, para o ingresso no programa social da Polícia Militar do Estado do Amazonas.

Nenhum comentário