Últimas Notícias

APÓS 22 DIAS PERDIDO NA SELVA, MISSIONÁRIO É ENCONTRADO POR BOMBEIROS MILITARES


Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), integrantes do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), encontraram na manhã de ontem (2/4) o missionário Vladimir Menezes Cunha, de 59 anos, que estava há 22 dias desaparecido na mata, nas proximidades da Comunidade Indígena do Limoeiro, localizada no município de Lábrea (a 852 quilômetros de Manaus). No primeiro trimestre, o CBMAM registrou 11 ocorrências de busca e resgate de pessoas em ambiente de selva.

O missionário havia saído para uma atividade na floresta na manhã do dia 24 de março e desde então não retornara à comunidade. Passado o prazo de 24h, os membros da igreja foram até a Delegacia de Polícia Civil do município e registraram um boletim de ocorrência.

No dia 26 de março, o CBMAM foi acionado e, de prontidão, o Chefe de Estado Maior Geral, Coronel BM Jair Ruas Braga, designou três bombeiros para realizar as primeiras buscas. “Os bombeiros partiram na manhã do dia 27 de avião para a operação de busca, salvamento e resgate. Ficamos monitorando toda a ação para ver se precisaríamos enviar um efetivo maior”, disse o Coronel.

De acordo com o Soldado BM Danilo Ferreira, a equipe contou com a ajuda de comunitários. “Fizemos buscas em uma área de 70 quilômetros de distância da comunidade. Tivemos a ajuda dos ribeirinhos e indígenas. Os bombeiros pernoitaram por dois dias na mata, seguindo os rastros do desaparecido, mas até então sem sucesso”, relatou Danilo.


Reforço – Dado o tempo e tamanho da área onde supostamente o missionário havia desaparecido, o Coronel Ruas, que também era comandante da operação, encaminhou mais uma equipe com sete militares da capital, que chegaram à Comunidade Indígena do Limoeiro na última segunda-feira (1º/4). “Enviamos mais sete militares e retornamos com a primeira equipe”, explicou o Coronel.

As buscas estavam divididas em terrestres e aquáticas. Na manhã de ontem (2/4), ao ouvir a movimentação das equipes do CBMAM, o missionário perdido gritou por socorro. Segundo o Coronel Ruas, o quadro de saúde da vítima era estável.

“Nós o encontramos abatido, com desidratação, mas estável, considerando o quadro de outras vítimas desse tipo de ocorrência. O missionário foi levado para a comunidade onde foi aferida a sua pressão arterial. Ele também foi submetido a aplicação de soro para sua hidratação. Pensando com cautela, nosso objetivo é levá-lo à capital, para que seja submetido a exames médicos e cuidados especiais”, disse o Chefe de Estado Maior Geral.

Nenhum comentário