Últimas Notícias

TRILHAS GUIADAS E MOSTRA DE INSETOS RAROS FAZEM PARTE DA PROGRAMA DAS FERIAS NO PARQUE SUMAÚMA


Dando continuidade à programação especial de férias no Parque Estadual Sumaúma, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promoverá neste sábado (11/01) atividades gratuitas para toda a família. Exposição de insetos raros, palestra sobre produção de adubo e simulação de resgate com cães na mata são algumas das opções de lazer no local. O Parque Sumaúma está localizado na Cidade Nova, zona norte de Manaus, e abre os portões para a população das 8h às 17h.

Neste sábado, a população poderá se divertir com as atividades gratuitas do especial de férias, que acontecem durante todo o horário de funcionamento do Parque. Além da programação especial, o local continua com as atividades fixas, como as trilhas interpretativas na área de floresta acompanhadas por guias, parquinho infantil e academia ao ar livre.

Segundo o gestor do Parque Sumaúma, André Passos, a programação de férias foi pensada com o intuito de ser acessível para todas as idades. “O Parque Sumaúma é uma opção de lazer para toda a família. Pensamos em atividades diversas para que, tanto a criança, quanto os pais e até avós pudessem se divertir”, disse.

O Parque Sumaúma é uma das 42 Unidade de Conservação (UC) gerenciadas pela Sema e a única UC estadual em área urbana do Amazonas. Devido a sua grande área de floresta, bem no coração da cidade, o local se tornou uma opção para moradores da capital ficarem próximos da natureza.

Programação e horários – O parque abre os portões às 8h. A programação especial inicia às 8h30 e segue até as 16h30 deste sábado (11/01). A mostra entomológica, que consiste na exibição de espécies raras de insetos encontradas dentro da área do parque, ocorrerá durante todo o dia, com a presença de um biólogo para tirar dúvidas dos visitantes.


Para quem deseja aprender um pouco mais sobre os benefícios do adubo natural de baixo custo, o parque terá palestras sobre a minhocultura e produção de húmus para agricultura familiar. A atividade ocorrerá em dois horários: a primeira às 8h30 e a segunda, às 14h30.

Das 9h às 10h30, os visitantes poderão realizar uma simulação de resgate com cães na área da floresta. A atividade será coordenada pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Já as trilhas interpretativas pelo Parque acontecem conforme a formação de grupos. Para participar da atividade, é recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de exercícios físicos. É importante também que os visitantes levem garrafa ou squeeze com água para hidratação, atentando para o descarte adequado dos resíduos nas lixeiras instaladas nas áreas comuns do parque.

A entrada no Parque é gratuita, com acesso pela avenida Bacuri, s/nº, Cidade Nova. A unidade de conservação recebe visitantes de terça a domingo, das 8h às 17h.

Férias no Parque – Durante todo o mês de janeiro, o Parque Sumaúma contará com programação especial de férias todos os fins de semana. As atividades continuam, ainda, nos dias 18 e 25 deste mês

Nenhum comentário