ƚltimas Notƭcias

APRENDIZES DA EUCATUR TRABALHAM COMO CONDENADOS, SEM AUMENTO E FORA DA LEI


Um grupo de Jovem Aprendiz, da empresa Grupo Eucatur Urbano, localizado na avenida CamapuĆ£, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, entraram em contato com nossa redaĆ§Ć£o na tarde desta sexta-feira (08/05), pelo o nossos WhatsApp para denunciar exploraĆ§Ć£o de trabalho e falta de pagamento, que a empresa vem adotando neste perĆ­odo de pandemia.

Neste texto enviado, os jovens relatam o que foi acordado no ato da contrataĆ§Ć£o dentro dos padrƵes Lei Trabalhista de Jovem Aprendiz, que contradiz com a postura que a empresa estĆ” adotando em cima dos adolescentes. Leia:

"Espero que vocĆŖs nos ajudem produzindo uma matĆ©ria, o nosso sofrimento de cobradores aprendizes. Estamos trabalhando alĆ©m da nossa carga horĆ”ria de trabalho que Ć© 4 horas e atĆ© 6 horas por dias. Estamos fazendo 10 horas a 12 horas por dias, carga horĆ”ria super alta para um cobrador aprendiz, e nĆ£o estamos recebendo devido nosso horĆ”rio de trabalho, nosso salĆ”rio estĆ” vindo bem pouco e ainda vem com desconto de fica em casa. Com 200 reais nĆ£o tem como, pagar energia , Ć”gua, aluguel e mas fazer compra para casa. Queremos nossos direto de um trabalhador, Ć© triste a realidades para nĆ³s jovens, sĆ³ estamos em busca de nossos "sonhos".

Este outro aprendiz que nĆ£o vamos divulgar, apresentou o contracheque para a nossa equipe, trabalhou 15 dias com carga horaria de 8h, e na hora do pagamento recebeu somente R$ 216,89 reais

"Sou aprendiz, neste mĆŖs trabalhei 15 dias um turno normal 8 horas trabalhada, como cobrador fixo, para recebĆŖ somente isso? Ɖ uma tremendo sacanagem com a gente," destacou o rapaz.



Lei 10.097/2000


A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de mĆ©dio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar atĆ© dois anos e, durante esse perĆ­odo, o jovem Ć© capacitado na instituiĆ§Ć£o formadora e na empresa, combinando formaĆ§Ć£o teĆ³rica e prĆ”tica.

Os jovens tĆŖm a oportunidade de inclusĆ£o social com o primeiro emprego e de desenvolver competĆŖncias para o mundo do trabalho, enquanto os empresĆ”rios tĆŖm a oportunidade de contribuir para a formaĆ§Ć£o dos futuros profissionais do paĆ­s, difundindo os valores e cultura de sua empresa. Para mais informaƧƵes consulte o Manual da Aprendizagem do MTE. O Manual reĆŗne toda legislaĆ§Ć£o que regulamenta a implementaĆ§Ć£o da Lei da Aprendizagem. O espaƧo esta aberto para o Grupo Eucatur Urbano - Manaus se manifestar.

Nenhum comentƔrio