Últimas Notícias

FELIPE SOUZA SOLICITA APARELHO DE TOMOGRAFIA PARA HUMAITÁ


Em pronunciamento na sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) nesta quinta-feira (07), o deputado Felipe Souza (Patriota) falou sobre requerimento enviado ao Governador, Wilson Lima, e à Secretaria de Estado e Saúde - SUSAM, indicando que seja enviado um aparelho de tomografia computadorizada para Humaitá, município distante 591 quilômetros da capital. 

Situada no entroncamento entre as rodovias Transamazônica e Manaus-Porto Velho, Humaitá é banhada pelo Rio Madeira, sendo uma das principais cidades da hidrovia homônima. Como se sabe, os recursos da saúde junto aos municípios do estado do Amazonas são escassos e a infraestrutura e equipamentos são precários. Em Humaitá não é diferente, para ter um diagnóstico mais apurado ou fazer um exame, a população precisa ir ao estado vizinho, ou seja, Porto Velho-RO. 

Na falta de kits de testes virais (único específico para o diagnóstico da covid-19), alguns hospitais passaram a usar a radiografia ou a tomografia computadorizada para avaliação de pacientes, num primeiro momento. 

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) informa que a tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do tórax é uma ferramenta aliada no diagnóstico da doença, pois apresenta alta especificidade e moderada sensibilidade. 

“Na falta desses testes até para atender a população residente em Manaus, espero que essa solicitação seja atendida com urgência. Diante da pandemia do coronavírus, os humaitaenses esperam, diligentemente, que algo seja feito para atendê-los no que diz respeito à saúde, à diagnóstico rápido da Covid-19, dessa forma estamos ajudando a salvar vidas naquele município”, afirmou o parlamentar.

Nenhum comentário