Últimas Notícias

TUCUNARÉ DE QUASE UM METRO É PESCADO NO AMAZONAS


No ultimo domingo (17/05) o pescador Lucas Methner superou o recorde após pescar um Tucunaré Açu no município de Santa Isabel do Rio Negro (distante 631 quilômetros da capital Manaus) com 90 centímetros de comprimento no Rio Negro, Estado no Amazonas.


O pescador chegou receber até certificações pelo o recorde alcançada, e pousou para fotos. Lucas participa de um grupo de pesca esportiva que tem como objetivo sempre superar recorde.

"Nosso objetivo agora é seguir em frente, com otimismo e acreditando que neste riozão negro ainda existe com certeza pescado maior que este para ser pescado aqui no Amazonas", disse o jovem.


Tucunaré-açu

Os tucunarés são os peixes esportivos brasileiros mais representativos da extensa família dos Cichlideos. A diversidade de cores e padrões de listras é grande: do vermelho ao esverdeado, do amarelo ao azulado, com faixas e pintas de variados padrões.

Mas todos têm em comum o formato característico do corpo (alongado), com a cabeça grande e a mandíbula protuberante. Outra característica é a mancha arredondada perto da cauda, conhecida como ocelo. O tucunaré-açu tem três faixas pretas verticais nos flancos, corpo amarelado e olho vermelho.

Predador voraz, o tucunaré-açu não desiste facilmente da presa. Por essa razão, é tão procurado pelos pescadores esportivos. Comece a pesca do tucunaré com iscas artificiais de superfície, como as iscas de hélice e as que nadam em ziguezague. Se não der bom resultado, parta para as de meia-água, arremessando nos mesmo locais, com recolhimento errático, intercalando com rápidas paradas.

Em caso de perseguição, não pare de recolher a linha e mantenha o movimento da isca. O ataque ocorre muitas vezes a menos de um metro do pescador. Se a pescaria é na Amazônia, recomendam-se varas de ação média- pesada, de cinco, seis e sete pés, para linhas de 24 até 40 libras.

Nas demais regiões, equipamentos para linha de 20 libras são suficientes. Durante a fase de acasalamento, os peixes devem ser soltos o mais rápido possível e perto da região de captura.

Nenhum comentário