Últimas Notícias

NO AM, ETNIA KANAMARI REGISTRA PRIMEIROS CASOS DE COVID-19


Três indígenas da etnia Kanamari, do Vale do Javari, no interior do Amazonas, testaram positivo para o novo coronavírus, neste sábado (6). Eles são os primeiros indígenas da etnia a serem confirmados com a Covid-19, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Atalaia do Norte, município no interior onde encontra-se a comunidade.

Conforme a secretária de Saúde do município, Jucélia Graça, a informação sobre o resultado da testagem foi repassada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Vale do Javari, órgão que possui atribuição legal da cobertura em saúde dos povos isolados da região. Os dados devem ser divulgados no boletim deste sábado da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Conforme o boletim divulgado nesta sexta-feira pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em todo o Amazonas, 731 indígenas haviam sido contaminados pela Covid-19, sendo que 38 morreram com a doença. No estado, mais de 47 mil pessoas já foram infectadas.

Os indígenas infectados moram na aldeia São Luís no médio Rio Javari. Conforme a Semsa, foram realizados testes rápidos em um grupo de nove indígenas da etnia. Os três que testaram positivo estão estáveis e em isolamento domiciliar, sendo acompanhados por uma equipe de saúde.

Diante do avanço dos casos de coronavírus entre a população indígena do Amazonas, o procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Eliésio Marubo, disse que é esperado o genocídio da comunidade, ou seja, extermínio parcial ou total desses povos.

"Com o ingresso do vírus na nossa comunidade vamos esperar uma grande mortandade de pessoas. O genocídio já está anunciado no Vale do Javari e a partir de agora vamos contabilizar os corpos”, contou", disse Marubo, na quinta-feira (4).

A contaminação dos primeiros índios Kanamari na Zona Rural reforça o alerta para a possível disseminação de vírus para as outras aldeias na região do Vale do Javari.

Também na quinta-feira, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um agente de endemias tiveram que ser transferidos da Aldeia São Luis após confirmação de que estavam com o novo coronavírus.

Conforme dados publicados no boletim da Secretaria de Saúde de Atalaia do Norte, até sexta-feira (5), 18 indígenas que moram na sede da cidade tinham sido infectados pela doença. Já a Sesai registra apenas 4.

FONTE: G1 Amazonas

Nenhum comentário