Últimas Notícias

SE LIGA NO QUE REABRE HOJE (01/06) EM MANAUS COM O DECRETO DO WILSON


O primeiro ciclo do plano de reabertura do comércio em Manaus tem início nesta segunda-feira (1º). O plano de reabertura gradual do comércio de atividades não essenciais foi anunciado pelo Governo do Amazonas na quarta-feira (27) e irá acontecer por ciclos. A flexibilização acontece, segundo o Governo, após ser identificada a redução no avanço da Covid-19 no estado, que já infectou mais de 40,5 mil pessoas e deixou mais de 2 mil mortos.

O governo informou que o plano foi definido a partir do mapeamento e análise de indicadores da evolução da pandemia, como disponibilidade de leitos, taxa de transmissão e óbitos em Manaus que, segundo o governo, estão reduzindo. O G1 solicitou os dados, mas ainda aguarda retorno.

O plano de reabertura prevê quatro ciclos: o primeiro a partir de 1⁰ de junho; o segundo em 15 de junho; o terceiro em 29 de junho e o quarto a partir de 6 de julho. De acordo com o governo, o avanço para cada etapa do ciclo dependerá da curva de casos do novo coronavírus na capital.

O plano de reabertura considera, também, as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, que devem ser mantidas. Outra determinação é quanto aos shoppings, que poderão abrir com uma lotação de no máximo 50%.

"Lojas que estão nesse primeiro ciclo, elas vão poder abrir dentro dos shoppings centers. Segue o mesmo padrão de lojas. Eles não vão abrir com todas as lojas funcionando. Ele vai abrir com parte das lojas funcionando", disse o secretário de Planejamento, Jorio Filho.

Neste domingo (31), o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) passou a apresentar dados detalhados de hospitalização, óbitos, casos confirmados e a evolução diária da doença no Amazonas, especificando os índices da capital e do interior por data.

Esses dados, conforme a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, apontam que houve uma redução de 50% no número de hospitalizações, nas últimas duas semanas. Na última semana, uma Sala Rosa do Hospital e Pronto-socorro (HPS) 28 de Agosto, em Manaus, destinada ao tratamento da Covid-19, ficou sem pacientes após mais de 60 dias recebendo pessoas infectadas, segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam).

Na quarta-feira (27), o governador Wilson Lima informou que, com o aumento de leitos clínicos e de UTI, a taxa de recuperação do Amazonas é a maior do País. "Enquanto a média nacional é de 40%, a nossa é de 70%", disse. Até o boletim de domingo (31), de 41.378 casos confirmados, 33.140 pessoas se recuperaram da doença. Confira as áreas do comércio que voltam a funcionar nesta segunda-feira (1º):

1º ciclo - 1 de junho (grupos de risco não retornam)
  • Igrejas e templos (30% de ocupação, com eventos de 01 hora de duração e intervalo de, no mínimo, 05 horas entre um vento e outro)
  • Lojas de artigos esportivos e bicicletas (venda e reparo)
  • Lojas de artigos para casa
  • Lojas de vestuário, acessórios e calçados
  • Lojas de móveis e colchões
  • Atendimento presencial, médico e odontológico, sujeito a agendamento prévio
  • Joalherias e relojoarias
  • Comércio de artigos médicos e ortopédicos
  • Serviços de publicidade e afins
  • Petshops
  • Lojas de variedades
  • Agências de turismo
  • Concessionárias e revendas de veículos em geral
  • Óticas
  • Floriculturas
  • Bancas de revista em logradouros públicos
Outra determinação é quanto aos shoppings, que poderão abrir com uma lotação de no máximo 50%.

"Lojas que estão nesse primeiro ciclo, elas vão poder abrir dentro dos shoppings centers. Segue o mesmo padrão de lojas. Eles não vão abrir com todas as lojas funcionando. Ele vai abrir com parte das lojas funcionando", disse o secretário de Planejamento, Jorio Filho.

A diretora da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Pinto, disse que será elaborado um documento com as normas específicas para os diferentes setores, mas a orientação básica são:

Distanciamento social;
Home office
Evitar aglomerações
Manter grupo de risco em casa;
Uso de máscara, álcool em gel, higienização dos ambientes
Marcação de espaço orientado quando o local tiver fila.
Limpeza de áreas frequentemente manuseadas

Nenhum comentário