Últimas Notícias

SEGEAM DOA TOTENS PARA A DISPENSAÇÃO DE ÁLCOOL GEL 70% A UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE


A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) doará às unidades da rede pública de saúde do Amazonas, 18 unidades de totens dispensers de álcool gel 70% antisséptico, que ajudarão na prevenção à Covid-19 e mitigação de seus impactos na rede SUS. Segundo a presidente da instituição, enfermeira Karina Barros, os primeiros itens foram entregues nesta semana, ao Serviço de Pronto Atendimento Danilo Corrêa (Cidade Nova, zona Norte), e às maternidades Ana Braga (zona Leste) e Nazira Daou (Zona Norte).

Ela explica que a ação visa fortalecer a rede de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, garantir mais segurança a pacientes e profissionais que atuam na rede pública, entre eles, enfermeiros da própria Segeam.

“No campo da responsabilidade social, traçamos cronogramas de ações que visem o bem-estar coletivo. E por estarmos em um momento difícil, sabemos que iniciativas como essa fazem toda a diferença”, destacou. Os totens possuem um sistema de dispensação do produto que deve ser acionado na base, com a ajuda dos pés, evitando o contato direto com as mãos.

A idéia foi pautada em recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de demais autoridades da área, as quais apontam que uma das formas de se minimizar o contágio do Covid-19 (vírus SARS-COV-2) é o uso do álcool etílico 70% em forma de gel para assepsia das mãos e higienização de superfícies e objetos.

Em fevereiro deste ano, o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, emitiu nota reforçando que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. "Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo”.


No âmbito do SUS, a utilização do produto é considerada essencial, pois é nas unidades de saúde que os profissionais ficam expostos a vírus e bactérias, diariamente, e o álcool ajuda a evitar contágios em todos os setores da assistência.

Unidades a serem beneficiadas com a doação:

- Maternidade Nazira Daou
- Maternidade Ana Braga
- Instituto da Mulher dona Lindu
- Maternidade Balbina Mestrinho
- Maternidade Chapot Prevost
- Hospital e Pronto Socorro João Lúcio
- Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto (serão 2 unidades)
- Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul
- Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Leste
- Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste
- Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo
- Policlínica PAM Codajás
- Policlínica PAM Gilberto Mestrinho
- Policlínica Zeno Lanzini
- Policlínica e SPA Danilo Corrêa
- Policlínica José Lins
- Lar Residencial Terapêutico Rosa Blaya (SRT)

Nenhum comentário