Últimas Notícias

ENVIRA NO AM, CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE COVID-19


O município de Envira, distante 1.208 km de Manaus, registrou os três primeiros casos confirmados do novo coronavírus nesta segunda-feira (6), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O município era o único que não havia registrado contágio pela doença desde o início da pandemia, até a atualização desta segunda. Com o registro, o Amazonas passou a ter 100% dos municípios com casos confirmados de Covid-19.

O número de casos do novo coronavírus no estado chegou a mais de 76,4 mil, com mais de 2,9 mil mortes, segundo boletim desta segunda. Até o dia 22 de junho, Ipixuna também não havia registrado nenhum caso da doença, mas os três primeiros casos foram confirmados na cidade no dia seguinte.

O prefeito de Envira, Ivon Rates da Silva, informou que três pessoas foram encaminhadas do hospital de Envira para receber tratamentos em Eirunepé, na última sexta-feira (3). Entre os pacientes, um índio e o acompanhante passaram por teste rápido e testaram positivo para o novo coronavírus.

“Além disso, identificamos hoje (segunda, 6) uma pessoa por teste rápido. Ele está no anexo hospitalar recebendo tratamento e todos que o cercam estão em procedimentos apropriados para serem testados depois. Infelizmente, Envira não é mais um município sem o vírus no Amazonas”, lamentou o prefeito do município.

No dia 10 de junho, o prefeito de Envira contou, em entrevista à Rede Amazônica, que não foi preciso impedir a circulação de pessoas em meio as medidas de isolamento social, devido a pandemia do novo coronavírus. Ele informou que todos os mais de 20 mil habitantes da cidade receberam máscaras como forma de prevenção.

"O isolamento com Manaus, pelo menos na distância (1.208 km da capital), é um fator que contribui. Ainda em março, implementamos ações de controle de entrada e saída do município, ao longo dos rios e no aeroporto da cidade. Instalamos barreiras sanitárias para controlar o fluxo de pessoas, bem como a triagem, e orientação constante ao povo", disse Rates, na ocasião.

De acordo com os dados do último boletim epidemiológico da FVS-AM, dos 76.427 casos confirmados no Amazonas até esta segunda-feira (6), 28.871 são de Manaus (37,78%) e 47.556 do interior do estado (62,22%). O prefeito de Manaus, diagnosticado com a doença, está internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em tratamento da Covid-19.

Ao todo, 62.344 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença. O boletim aponta ainda que 11.142 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, ou seja, são casos confirmados nos últimos 14 dias, que se encontram internados ou em isolamento domiciliar.

Redução da Covid-19

No Amazonas, a pandemia do novo coronavírus levou o sistema público de saúde ao colapso, entre os meses de abril e maio. Neste mês de junho, o número de mortes na capital amazonense, que ficou 108% acima da média histórica, já se aproxima do que era registrado antes da pandemia, com redução que chega a 60%.

O hospital de campanha municipal zerou o número de pacientes e encerrou as atividades no dia 23 de junho, após 71 dias de funcionamento. O comércio na capital amazonense começou a reabrir, de forma gradual, no dia 1º de junho. Nesta segunda-feira (6), o Governo do Amazonas autorizou a abertura de bares e instituições de ensino privada, no quarto e último ciclo do plano estadual de retomada das atividades econômicas não essenciais.

FONTE: G1 Amazonas

Nenhum comentário