Últimas Notícias

ÁGUA DE MANAUS DOA SALA DE INFORMÁTICA PARA INSTITUTO COMUNITÁRIO QUE OFERECE CURSOS GRATUITOS NA ZONA LESTE DA CIDADE


O Instituto de Direito do Terceiro Setor (IDTS) é uma organização social que existe há dez anos no bairro Gilberto Mestrinho, na zona Leste da cidade. Entre diversas ações realizadas, o IDTS oferece cursos gratuitos de idiomas, reforço escolar e informática para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.  

Nesta semana, o Instituto ganhou um reforço para seguir levando conhecimento para a comunidade. A concessionária Águas de Manaus doou uma sala de informática completa para o IDTS desenvolver suas atividades com uma melhor estrutura. Foram doados oito computadores, cadeiras e armários. Além disso, a empresa realizou a pintura da sala onde as aulas acontecem. 

De acordo com o coordenador do IDTS, Elenilson Oliveira, cerca de 50 alunos participam dos cursos gratuitos. Após receber a nova estrutura, a expectativa é ampliar o número de crianças e jovens beneficiados. “Hoje, eu vejo a Águas de Manaus como uma empresa que realmente olha para as entidades comunitárias da cidade. Estou nessa luta há muitos anos e posso dizer que poucas instituições cumprem a verdadeira função de responsabilidade social como a Águas vem fazendo. Sempre que solicitamos qualquer coisa da concessionária, somos atendidos. Essa sala é um grande presente para os nossos alunos do Instituto e será muito bem usada por todos”, disse Elenilson. 


O próximo passo é estruturar uma biblioteca comunitária na sede do Instituto de Direito do Terceiro Setor. A concessionária iniciou uma campanha interna chamada “Doe livros, compartilhe histórias”, para que os colaboradores façam a doação de literatura infantil, gibis e livros didáticos, que serão repassados ao IDTS em breve. 

PROGRAMA AFLUENTES - O Instituto de Direito do Terceiro Setor iniciou a parceria com a Águas de Manaus há dois anos, através do programa “Afluentes”, que busca aproximar concessionária e lideranças comunitárias. Hoje, cerca de 600 líderes estão cadastrados no programa. O Afluentes criou um canal de comunicação direto no Whatsapp, onde os líderes foram divididos em grupos de acordo com a zona ou região. Diante de qualquer ocorrência no bairro, como a falta d'água, vazamento em rede, entre outros, a liderança envia a demanda no aplicativo. No mesmo instante, equipes da concessionária, que também estão no grupo, iniciam o atendimento e a busca de uma solução para o problema. Esse contato direto fez o tempo de resposta da empresa diminuir consideravelmente. Em média, as demandas que chegam através dos grupos do Afluentes são resolvidas em até 24h. 


O elo criado a partir do Afluentes fez a Águas de Manaus conhecer uma série de ações desenvolvidas por instituições comunitárias nos bairros. Isso tem resultado em novos tipos de parceria, como a que foi firmada com o IDTS nesta semana. “Já havíamos feito algumas visitas aqui no Instituto. As crianças deles também participaram do nosso cinema infantil, que promovíamos no auditório da empresa mensalmente antes da pandemia de Covid-19. Hoje, através do Afluentes, estamos desenvolvendo projetos com as lideranças que vão além de apenas resolver problemas. Ajudamos sempre dentro do possível. Essas parcerias vão criando um efeito rede e nós participamos apoiando algumas ações dentro das comunidades”, disse o gerente de responsabilidade social da Águas de Manaus, Semy Ferraz. No ano passado, o Instituto de Cidadania e Desenvolvimento Social do Amazonas (ICDSAM) foi beneficiado com material para confecção de mesas e um ar-condicionado para a sala de aula que funciona na sede do Instituto, no bairro de Educandos, zona Sul. 

DOAÇÕES – Ao longo da pandemia de Covid-19, a Águas de Manaus também realizou uma série de doações para as comunidades. A concessionária, em parceria com a Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (Adcea), confeccionou 4 mil máscaras de tecido e distribuiu pela cidade, através das lideranças comunitárias, ou em ações diretas em bairros como Educandos e Cachoeirinha.  

Em outra parceria, firmada com o Unicef, a empresa distribuiu 1700 kits de higiene na cidade, que foram divididos entre 25 instituições de caridade e associações comunitárias. Mais de 7.200 pessoas receberam itens como sabonetes, álcool em gel, sabão em pó, sabão líquido, água sanitária e máscaras de tecido. 

A Águas de Manaus também doou cestas básicas para a Fundação Doutor Thomas em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Os profissionais de saúde também foram acolhidos pela concessionária, que entregou mais de 60 mil itens como EPI´s (máscaras N95, máscaras cirúrgicas, luvas e aventais descartáveis) e copos de água para profissionais que atuam em unidades de saúde do Governo e da Prefeitura. 

Através de outra parceria com a Prefeitura, a empresa instalou 19 pias em espaços públicos como as praças da região central e unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para possibilitar que pessoas em situação de rua e os profissionais socorristas reforcem a higiene e, assim, também evitem a propagação do novo coronavírus.

Nenhum comentário