Últimas Notícias

LAR TERAPÊUTICO ROSA BLAYA RECEBE PROJETO SOCIAL DA SEGEAM VOLTADO Á ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES

A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) deu início, na última semana, ao projeto social ‘Sol Organizar’, desenvolvido como piloto no Serviço Residencial Terapêutico Lar Rosa Blaya, localizado na rua Alameda A, Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. 

O objetivo, segundo a presidente da Segeam, enfermeira Karina Barros, é levar treinamento e mais qualidade de vida a internos e profissionais que atuam no local, através da reorganização de ambientes, tornando-os mais práticos e acolhedores. A iniciativa considera, principalmente, o perfil das pessoas atendidas pela unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).

Karina Barros explica que o treinamento ocorre em etapas e é aplicado pela consultora em organização, Martinha Sol, proprietária da marca Organizer Marthinhasol. A ideia é transformar, através de uma organização mais dinâmica, os espaços do Lar, tornando-os em ambientes mais funcionais e facilitando a localização de objetos e setores. 

“Os cuidadores da Segeam que atuam na unidade fazem parte da iniciativa. O projeto acontecerá em pelo menos seis etapas: avaliação, diagnóstico, sensibilização, treinamento, manutenção e análise posterior de resultados”, destacou.

A ideia é que o projeto seja ampliado para outras instituições onde a Segeam atua. “É uma iniciativa voltada à responsabilidade social, que busca promover o bem-estar dos mais de 30 moradores do Lar Rosa Blaya”, frisou Karina Barros.

“Neste primeiro momento, áreas como lavanderia, cozinha e dispensa foram completamente reformuladas, recebendo etiquetas de identificação que facilitarão a localização dos objetos. A organização leva em consideração o perfil dos moradores. Se os locais de acesso coletivo recebem pessoas portadoras de necessidades especiais, por exemplo, todas as medidas que ajudem na memorização e na criação de novas rotinas, são adotadas. A metodologia constrói uma relação de bem-estar dos frequentadores com cada ambiente e torna a permanência mais prazerosa”, completou a enfermeira.

O Lar Rosa Blaya acolhe, em sua maioria, ex-internos do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, oferecendo moradia, alimentação e assistência 24 horas por dia, através do Governo do Estado. Ao todo, eles ocupam seis casas com espaços distintos.


Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foram criados através da Portaria nº- 106/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2000. Os SRTs são estratégicos no processo de desospitalização e reinserção social de pessoas longamente internados nos hospitais psiquiátricos ou em hospitais de custódia.

Nenhum comentário