Últimas Notícias

AMAZONINO VAI IMPLANTAR PROGRAMAS DE DIREITO Á MORADIA EM MANAUS


Um dos problemas que mais afligem a cidade de Manaus, sétima mais populosa do Brasil, é o déficit de moradia. Manaus foi o município que mais incorporou população em 2020, chegando a uma estimativa de 2.219.580 de habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a um déficit que acaba sendo ampliado proporcionalmente.

Com crescimento horizontal e com 53% da população do Amazonas, Manaus aparece, no último levantamento da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), com 128 mil famílias sem casas próprias, problema que o candidato a prefeito pela Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes, pretende atacar, caso seja eleito.

Responsável por regularizar e urbanizar dezenas de bairros e construir os maiores conjuntos habitacionais de Manaus, o ex-governador Amazonino Mendes (PODEMOS), no seu Plano de Governo, assume o compromisso de ampliar o Programa de Habitação para famílias de baixa renda. Ele considera que é preciso enfrentar o problema com ações estratégicas e também buscando a parceria com o governo federal.

“O direito à moradia é uma garantia constitucional. Não podemos fazer de conta e virar as costas para pessoas que estão sem um teto digno. É nossa obrigação buscar recursos, seja aonde for, e oferecer moradia digna às famílias”, declarou.

Criação e urbanização de bairros

A artesã Nilda Ramos relembra dos primeiros dias de criação do bairro Amazonino Mendes (hoje Novo Aleixo). O local, uma invasão – o Mutirão –, ganhou infraestrutura, asfaltamento e pavimentação, durante o governo de Amazonino Mendes.

“Sou eternamente grata a ele, por ter criado o bairro. Eu ganhei esta terra graças a esse homem de coração enorme. Aqui era só matagal. E num verdadeiro mutirão, Amazonino comandou a urbanização deste bairro. Ganhamos escolas, centros esportivos e toda a infraestrutura”, relembrou a morada.

Nas gestões de Amazonino Mendes foram criados os bairros Amazonino Mendes e Francisca Mendes, na zona Leste, onde vivem milhares de pessoas. Também em suas gestões foram urbanizados os bairros Ouro Verde, Armando Mendes, Monte Sinai e Bairro da Paz, dentre outros.

Milhares de casas populares foram construídas, em vários conjuntos habitacionais, como Renato Souza Pinto, Oswaldo Frota, Armando Mendes, Santa Etelvina e Galileia, além de núcleos da Cidade Nova, Nova Cidade, Buritis II e Deus é Fiel. 

Nenhum comentário