Últimas Notícias

SAIBA DE ONDE WILSON LIMA RECEBEU MAIS 40 RESPIRADORES


O Amazonas recebeu, nesta quinta-feira (24), mais 40 respiradores do Ministério da Saúde (MS), que devem ser utilizados para ampliação de leitos destinados à pacientes com Covid-19 na rede pública. Em novembro, o MS enviou uma remessa com outros 60 aparelhos.

O estado vivencia alta de casos e internações pela doença. Nesta quarta (23), o governo anunciou o fechamento de shoppings, restaurantes e comércio não essencial por 15 dias, a partir de sábado (26). A medida foi criticada por empresários e comerciantes.

Segundo o governador Wilson Lima, o hospital referência para tratamento da doença no Amazonas, Hospital Delphina Aziz, atualmente se encontra com 94% dos leitos clínicos ocupados, e 99% de ocupação nos leitos de UTI. Até esta quinta, mais de 5,1 mil pessoas morreram com Covid-19.

Na quarta-feira, a secretaria iniciou a terceira fase do plano de contingência para o enfrentamento da Covid-19. O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, informou que uma parte dos novos respiradores vai para o Hospital Delphina Aziz, e outros serão distribuídos na rede.

Além do Hospital Delphina Aziz, os respiradores serão encaminhados para seis unidades de saúde, sendo elas: Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, Hospital Francisca Mendes e Fundação Hospital Adriano Jorge.

Nessa terceira fase do plano de contingência, segundo o governo, estão sendo abertos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Delphina Aziz, além de um aumento de leitos clínicos e de UTI nos prontos-socorros Platão Araújo, João Lúcio e 28 de Agosto, nos hospitais Getúlio Vargas, Geraldo da Rocha e Beneficente Portuguesa, Instituto da Criança (Icam), além das fundações de Medicina Tropical e Adriano Jorge.

Nenhum comentário