Últimas Notícias

COM MAIS DE 5 MIL MORTES NO AM, PAZUELLO NÃO DEU PRIORIDADE PARA O ESTADO


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse em Manaus, na manhã desta segunda-feira, 11, que a data para início da vacinação contra a Covid-19 é incerta e que Amazonas não terá prioridade na distribuição. O ministro informou que trabalha com três hipóteses: de que a vacinação comece em janeiro, fevereiro ou março.

Segundo o ministro, as dificuldades para a efetivação da vacina se devem pela burocracia de documentos que precisam ser entregues à Anvisa, a demora na disponibilidade das vacinas importadas e também a pouca quantidade de vacinas que estão sendo produzidas.

“Eu falo em três períodos de vacinação: o curto, o médio e o mais dilatado. O curto é agora, até o dia 20 de janeiro, o médio é de 20 de janeiro a 10 de fevereiro, e o mais dilatado é de 10 de fevereiro ao começo de março. Nós começaremos num desses três períodos”, disse.

O Ministério da Saúde comprou seis milhões de doses de vacina do Instituto Butantan e dois milhões de doses da Astrazeneca, que devem vir da Índia. Ambas fora solicitadas para janeiro e ainda aguardam análise da Anvisa. “Todos os estado receberão simultaneamente a vacina, no mesmo dia. No primeiro dia que a autorização for feita, a partir do terceiro ou quarto já estará nos estados e municípios. A prioridade já está dada, a prioridade é o Brasil todo”, disse o ministro.

A vacina da Astrazeneca está sendo desenvolvida em parceria com a FioCruz e o ministério contratou 220 milhões de doses. A previsão é de chegada até dezembro de todos os lotes. A vacina tem 71% de imunização com uma dose e chega a mais de 90% de imunização com duas doses.

“A da FioCruz permite 100 milhões de doses até junho e 110 milhões de doses até dezembro, já contratadas. Talvez a gente entre pra imunização em massa. É uma estratégia que a SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde) vai fazer, pra reduzir a pandemia, talvez a solução seja não na imunidade completa, mas a redução da contaminação”, sustentou.

O governador Wilson Lima insistiu e voltar a pedir ao ministro que dê prioridade ao estado. Lima sustenta que a prioridade seja do AM por conta da logística para chegar aos municípios e a falta de estrutura hospitalar. “O apelo que faço ao ministro é que haja prioridade pro estado do amazonas, sobretudo na quantidade que a gente vai ter de doses nesse primeiro momento, Tudo isso levando em consideração a nossa logística e o agravamento dos casos que temos no estado”, disse o governador.

Segundo Lima, o Amazonas está preparado para receber as doses na previsão do ministro, dia 20 de janeiro deste ano. “Temos nossa rede preparada. Temos três planejamentos diferentes, levando em consideração as datas e os laboratórios que irão fornecer essas vacinas. Já temos seringas em quantidade suficiente e nossa rede de frios está sendo preparada, as salas de vacinação também já estão sendo preparadas pelos municípios”, afirmou.

Nenhum comentário