Últimas Notícias

MAIS DA METADE DE PACIENTES INTERNADOS EM JANEIRO EM HOSPITAIS DE MANAUS MORRERAM


O Painel de Monitoramento da COVID-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) indica que 4.519 pessoas foram hospitalizadas no Amazonas, em janeiro, infectadas pelo novo coronavírus. O demonstrativo identifica que 2.360 destas pessoas morreram, após serem internadas.

Isso quer dizer que 52,2%, mais da metade das pessoas hospitalizadas, perderam a vida, em janeiro.

Esse mesmo painel da FVS-AM registra que 1.079 pacientes tiveram alta e se recuperaram da Covid-19. Isso corresponde a 24% das internações.

Além destes dois quantitativos, o demonstrativo indica que 1.071 pessoas entre todos os pacientes que deram entrada nas unidades de saúde públicas ou privadas, em janeiro, estão sem atualização do estado de saúde em sistema.

Há que se ressaltar a existência de divergências entre os números demonstrados no Painel de Monitoramento da COVID-19 e aqueles informados nos boletins diários da FVS-AM.

Pela soma das internações informadas nos boletins, a totalização das internações é de 5.170 pacientes contra as 4.519 exibidas no painel. Já o número de óbitos totalizados em janeiro tem menos diferença: 2.348 nos boletins e 2.360 no painel.

Questionada sobre as divergências, a FVS-AM informou que: “As fontes de dados do Painel de Monitoramento Covid-19 Amazonas são os sistemas oficiais de saúde que dependem das equipes dos hospitais inserirem periodicamente a ficha completa dos pacientes com todos os dados clínicos. Já o Boletim Diário de Covid-19 é abastecido com os números absolutos de internações obtidos, diariamente, por questão de transparência com a sociedade amazonense, mas que, no entanto, ainda carecem de detalhes que vão ser inseridos apenas pelas equipes dos hospitais nos sistemas oficiais de saúde”.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Nenhum comentário