Últimas Notícias

PROJETO DE APOIO PSICOLÓGICO PROMOVE O ACOLHIMENTO DE PROFISSIONAIS DA SEGEAM E SEUS FAMILIARES DURANTE A PANDEMIA


A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) retomou, na segunda quinzena de janeiro, o atendimento via Serviço de Apoio Psicológico, uma iniciativa que visa dar suporte a profissionais e colaboradores da instituição, que foram acometidos pela Covid-19 e que sofrem de algum tipo de abalo emocional, ou, que fazem parte do grupo de risco e precisaram se ausentar das suas áreas de atuação. A demanda diária registrada pela equipe dedicada ao projeto é de, em média, 15 atendimentos.

“Um dos pilares do projeto é o acolhimento e a orientação a esses profissionais e a seus familiares, buscando minimizar o sofrimento emocional que tem afetado todo o núcleo familiar de quem atua direto no enfrentamento à pandemia”, explicou psicóloga Quézia de Freitas, que participa da iniciativa, restrita a profissionais da Segeam.

O atendimento é feito a distância, através de ligações telefônicas e, em algumas circunstâncias mais específicas, via mensagens de WhatsApp, nos três períodos (de manhã, à tarde e à noite). De acordo com a psicóloga, uma lista é atualizada diariamente pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), com os nomes dos colaboradores que atuam na linha de frente (a maioria, enfermeiros) e estão afastados em função da doença. Assim, membros do Serviço Social entram em contato, individualmente, para checar as necessidades de cada um.

“O atendimento é um reforço à política de humanização adotada pela empresa e acontecerá durante o tempo que for necessário. Há casos em que os profissionais apoiados necessitam de um acompanhamento diário. Já outros, buscam suporte emocional a cada dois ou três dias, de acordo com suas necessidades individuais”, explicou Quézia.

Segundo a especialista, na prática, a Covid-19 não age apenas sobre o físico dos profissionais que trabalham na linha de frente, mas também afeta diretamente o emocional e o psicológico. Por isso o projeto é tão importante neste momento.

“Entre as principais demandas diárias, estão: ansiedade, medo, abalos provocados pelo luto, pânico diante dos desafios diários e o sentimento de impotência diante de algumas situações mais específicas, em especial, às que envolvem os óbitos de pacientes e colegas de profissão acometidos pela doença”, destacou.

A Segeam também contratou uma fisioterapeuta para atender aos que tiverem indicação de fisioterapia respiratória durante o processo de reabilitação pós-Covid, garantindo o bem-estar de quem atua na assistência diária à população. Além da psicóloga, atuam no projeto a gerente do setor de Gestão de Pessoas da Segeam, psicóloga Francivânia Vieira, os gerentes de enfermagem, a equipe do Departamento de Recursos Humanos e membros da Secretaria Executiva de Assistência à Saúde da Associação.

Nenhum comentário