Últimas Notícias

TCE PEDE AO GOVERNO DO AM QUE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 SEJA FEITA AOS DOMINGOS E FERIADOS


O Tribunal Pleno da Corte de Contas encaminhou, nesta terça-feira (9), ofício ao governador do Amazonas, Wilson Lima, para pedir que a vacinação contra a Covid-19 seja realizada ininterruptamente, inclusive aos domingos e feriados.

A comunicação foi feita durante a 2ª sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), nesta terça. O G1 aguarda posicionamento do Governo.

"Temos presenciado filas quilométricas nos postos de vacinação e, em regra, um horário reduzido de atendimentos. Recomendei ao governador, via ofício, que ele comunique as prefeituras para que a vacinação ocorra ininterruptamente, de domingo a domingo, inclusive nos feriados", afirmou a conselheira Yara Lins dos Santos.

Atualmente, a vacinação é realizada de segunda a sábado, de 9h às 16h. Desde o dia 5, a imunização deixou de ser realizada aos domingos.

Segundo a Prefeitura, a medida considerou os dados de demanda dos últimos dias e o avanço da cobertura dos grupos prioritários registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Antes, a vacinação era de domingo a domingo, conforme a prefeitura.

O Amazonas enfrenta um novo surto de Covid, e sofre mais uma vez com colapso no sistema de saúde. Até esta sexta (5), mais de 8,8 mil pessoas morreram por complicações da Covid.

Vacinação em Manaus

A vacinação em Manaus começou no dia 19 de janeiro - com os profissionais de saúde. Dois dias mais tarde, a Prefeitura suspendeu - por ordem judicial - a imunização depois de denúncias de irregularidades na fila de prioridades. No dia 23 retomou, o processo de vacinação foi retomado.

O Amazonas já recebeu, até agora, 555.620 doses das vacinas contra a Covid-19. Isso representa 13% por cento de toda a população do estado - estimada em pouco mais de 4 milhões e 200 mil habitantes. O governo do estado diz que já vacinou 127.644 pessoas. Com informações do G1 Amazonas.

Nenhum comentário