Últimas Notícias

GRUPO ALLEGRIAH REALIZA OFICINAS ARTÍSTICAS EM ZONA RURAL DE MANACAPURU-AM


O Grupo de Arte e Cultura Allegriah que atua a mais de 9 anos em diferentes comunidades da cidade de Manaus, em parceria do Arte e Comunidade e Larte Manaus sai do centro da metrópole para os interiores. Teve como ponto de partida o município de Iranduba com a circulação da performance “Nos Caminhos desse Rio” e oficina de Iniciação Teatral. Agora chega a zona rural do município de Manacapuru – AM com uma maratona de oficinas formativas que iniciará no dia 29 de abril e encerra dia 1 de maio.

A primeira oficina será a de “Contação de Histórias” ministrada por Vitor Lima no dia 29 de abril às 9h30, a segunda oficina será a de “Teatro de Objetos” ministrada por Jackeline Monteiro no mesmo dia às 14h30, a terceira oficina será a de “Teatro de Fantoches (confecção e manipulação)” com materiais reutilizáveis ministrada por Leandro Lopes no dia 30 de abril às 9h30, a quarta oficina será a de “Fundamentos para Percussão Popular e Rudimentar (Marcial - Bandas e Fanfarras) ministrada por Stivisson Menezes às 14h30 e para encerrar a quinta oficina será a de Iniciação Musical com Flauta doce ministrada por Jesus Elbitar no dia 1 de maio em dois horários, às 9h30 e 14h30. Todas as oficinas terão duração de 3h, totalizando 15h de oficinas, todas com direito a certificado.

O coletivo Allegriah é composto por artistas de teatro e música. Contamos com Vitor Lima que além de ser o coordenador do projeto é também artística educador, produtor cultural que trabalha com a literatura Amazonense e contos amazônicos; Jackeline Monteiro que é artista educadora e produtora do grupo; Leandro Lopes artista educador que trabalha com um viés ameríndio; Samuel Oliveira artista circense, dançarino e coreógrafo; Erika Gonçalves atriz e cantora; Stivisson Menezes artista educador e percussionista. Neste projeto contamos com a participação do músico flautista Jesus Elbitar. Como designer assume Deivisson Mello e como Filmaker/Videomaker temos a participação de Elias Braga.

No período pandêmico nasceu o projeto “De Coisa em Treco Uma História” que foi premiado nos três lotes do edital Fica na Rede Maninho, da Secretaria de Estado e Economia Criativa do Governo do Estado do Amazonas, daí surge a vontade de multiplicar essa projeto para os interiores do Amazonas, pois os participantes tem a oportunidade de ter seu primeiro contato com a arte por meio de materiais que tem em suas casas, pontua Vitor Lima.

“Proporcionar que a arte chegue em diferentes municípios do Amazonas tem sido nosso alvo enquanto produtores de Arte. A oficina de teatro de objetos foi pensada especificamente para este período pandêmico, uma vez que, a oficina oportuniza ressignificar diferentes objetos que se tem em casa, como por exemplo: um copo, uma colher ou até uma garrafa pet, que podem se transformar em diferentes personagens dentro de uma narrativa, e, é uma maneira de instigar a imaginação dos envolvidos”, conta Jackeline Monteiro. “E como medida de segurança para evitar a proliferação do covid-19 será obrigatório o uso de máscara nos locais aonde acontecerão as oficinas, com distribuição de álcool em gel e máscara para quem não tiver e uma equipe orientando os participantes para que mantenham o distanciamento social”, completa.

“Sobre a escolha do local, tentamos de todas as maneiras adaptar as oficinas para o contexto remoto, mas no momento do mapeamento no município, nos deparamos com outra realidade. A comunidade que escolhemos trabalhar é situada em uma zona rural em que até os serviços essenciais é de difícil acesso e a proposta do projeto é alcançar os interiores, logo, não faria sentido realizar as oficinas online, porque seriam alcançadas mais as pessoas da metrópole” explica o coordenador do projeto.

O projeto conta com o apoio do Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc – Prêmio Encontro das Artes” do Governo Do Estado do Amazonas, com o apoio do Governo Federal – Ministério Do Turismo – Secretaria Especial Da Cultura, Fundo Nacional De Cultura, destinado ao município de Manacapuru-AM.

Serviço:

O que: Oficina de Contação de História | Quando: 29/04/2021 às 9h30.
O que: Oficina Teatro de Objetos | Quando: 29/04/2021 às 14h30.
O que: Oficina Teatro de Fantoches (confecção e manipulação) | Quando: 30/04/2021 às 9h30.
O que: Oficina de Fundamentos para Percussão Popular e Rudimentar (Marcial - Bandas e Fanfarras) | Quando: 30/04/2021 às 14h30.
• O que: Iniciação Musical com Flauta Doce | Quando: 01/05/2021 às 9h30 e 14h30.
Onde: O ponto de Encontro será no Restaurante da Jóila situa na Rua Benjamin Roberto, s/n. Comunidade rural Bela Vista – Manacapuru, Am.
• Quanto: Gratuito para todos os públicos

Mais informações:

E-mail: arte.comunidadee@gmail.com | Fanpage: https://www.facebook.com/allegriah | Instagram: https://www.instagram.com/allegriahoficial/ | Youtube: https://www.youtube.com/Allegriah

Nenhum comentário