Últimas Notícias

JOANA DARC CONVOCA REUNIÃO TÉCNINA EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DO ORGULHO AUTISTA


Uma síndrome de largo espectro mas de pouca inclusão e visibilidade, o autismo ainda é um desafio para a sociedade, especialmente para aqueles que lidam com autistas. Por isso mesmo, para debater o assunto com diversos segmentos, a deputada estadual Joana Darc (PL) convocou uma Reunião Técnica para discutir políticas públicas voltadas a esse grupo.

Estarão presente nesta reunião, que acontece de forma híbrida (presencial e online), nesta sexta-feira (18), às 11h, a Secretária Executiva da Pessoa com Deficiência do Estado do Amazonas, Lêda Maia, o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e as instituições sociais Instituto Autismo no Amazonas, Instituto Amigo Anjo, ONG Floresta Azul, Amigos do Autista e Instituto de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Para Joana Darc, reunir com a sociedade civil organizada é a melhor maneira de se construir políticas públicas efetivas sobre o tema. “É com o diálogo, com o processo de escuta, conversa e reuniões como essa que vamos conseguir saber se as políticas públicas existentes estão sendo efetivas. Sei da realidade de uma pessoa com deficiência, sendo mãe atípica e é um empenho do meu mandato fazer do Amazonas referência no que diz respeito a tratamentos e terapias voltadas aos autistas e demais deficiências”, alegou a parlamentar.

A deputada é criadora da CIPTEA, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento é considerado uma grande conquista para as pessoas com autismo, pois garante o direito de prioridade nos postos de saúde, na fila de espera do SUS, na obtenção de passe livre e de outros benefícios inerentes às pessoas com deficiência que possuem o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Além disso, Joana é propositora dos Projetos de Lei 544 e 537/2020, que institui o Sistema Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista e cria cotas nos concursos públicos para pessoas com TEA.

Nenhum comentário