Últimas Notícias

DEPUTADA JOANA DARC DEFENDE O ALEITAMENTO MATERNO COMO FONTE DE VIDA


“Fonte da vida”. Assim, a deputada estadual Joana Darc (PL), define o leite materno. Ela que é mãe do pequeno Joaquim, chama a atenção para a importância social da campanha ‘Agosto Dourado’, que tem como objetivo potencializar a conscientização sobre o ato de amamentar. Para ela, que vivência o aleitamento do seu primeiro filho, levantar essa bandeira é ter responsabilidade com a saúde pública, mas sobretudo, com a vida das crianças.

“Proteger o aleitamento materno é um dever de todos, e eu, como mãe do Joaquim, uma criança que por meio de todas as possibilidades que o aleitamento oferece, rompe inúmeras barreiras de desenvolvimento, não poderia deixar de ser uma voz em favor dessa causa vital. Uma causa, que por incrível que pareça, ainda enfrenta muitos paradigmas em nossa sociedade”, enfatizou Joana Darc.

Trabalhando na prática a defesa do aleitamento materno, Joana Darc é responsável por dezenas de ações que mobilizam a sociedade e o Poder Público. Entre elas, os Projetos de Lei (PL’s) nº 473/2019, nº 485/2019 e o nº 240/2021.

O primeiro quer assegurar às lactantes e lactentes o direito à amamentação em áreas de uso coletivo, de domínio público ou privado, livres de discriminação, constrangimento ou assédio. O segundo, tem como objetivo estabelecer a disponibilização de salas exclusivas para amamentação, extração, armazenamento e conservação adequada do leite. Já o terceiro, dispõe sobre medidas de ensino remoto às estudantes universitárias gestantes e lactantes.

“Todas essas iniciativas são necessárias, mas não são suficientes para abarcar todas às necessidades desses públicos. Por isso, estou empenhada na produção de várias outras medidas que possam favorecer o aleitamento materno no Amazonas”, pontuou Joana Darc.

Mais iniciativas

Buscando todos os mecanismos possíveis para incentivar o aleitamento materno na capital e interior, a deputada Joana Darc, também apresentou ofícios que foram endereçados à secretarias do Governo. Tiveram destaques os de nº 49/2021, nº 88/2021 e nº 89/2021.

No primeiro ofício, Joana solicitou a instalação de um aparelho condicionador de ar, na sala de coleta de leite materno da Maternidade Balbina Mestrinho, localizada na Zona Sul de Manaus. No segundo, a parlamentar pediu do Governo prioridade de vacinação para gestantes e lactantes e no último, solicitou da Prefeitura Municipal de Manaus que fosse dada prioridade de vacinação para gestantes e lactantes.

“Ainda temos vários projetos em formatação. Não tenho dúvidas de que iremos avançar no sentido de dar para nossas mães e crianças, à dignidade necessária para viverem esse momento ímpar na relação entre mães e filhos”, projetou Joana Darc.

Nenhum comentário