Últimas Notícias

PROFESSOR RICARDO LINS, PhD RECEBERÁ A COMENDA CRUZ DO MÉRITO DA COMUNICAÇÃO DA CÂMARA BRASILEIRA DE CULTURA


A Câmara Brasileira de Cultura é uma entidade de Nível Nacional. Reconhecida nas Américas; do Sul e Central, Caribe, Europa. Representa o universo Acadêmico, por intermédio dos seus Conselhos e acadêmicos da Academia Ciências e Artes.

Apoia de forma irrestrita todas as manifestações de arte, desde a dança, passando pelas Artes Plásticas, até as Artes Cênicas. Estimula a Pesquisa nas áreas; científica e Humanas. Estabelece intercâmbio Cultural com outros Países. Investe na Criança visando a formação do cidadão e cidadã. Desenvolve pesquisas em genealogia e heráldica.

Identifica e homenageia, personalidades que se destacam no meio acadêmico, por sua “ORDEM DO RECONHECIMENTO SOCIAL E CULTURAL” que é responsável pela edição da “Cruz de Reconhecimento Social e Cultural” reconhecida em toda américa Latina.

Quando outorgada em jornada internacional, é cunhada no idioma espanhol: “Cruz del Reconocimiento Social y Cultural en las Américas”, dando notoriedade e reconhecimento internacional ao agraciado. Esta honraria representada por uma cruz concede o grau de “Comendador” ao laureado.

As comendas eram jurisdições de base territorial integradas numa Ordem Militar. Eram outorgadas aos cavaleiros das Ordens Militares agraciados com o grau de Comendador. Os Comendadores detinham jurisdição sobre a terra comendatário e recebiam as respectivas rendas. Estes Comendadores, designados de efetivos, tinham assim um número limitado às comendas existentes em cada Ordem.

Também aos cavaleiros das Ordens Militares agraciados com o grau de Grã-Cruz era atribuída uma comenda. Nos dias atuais o Título de Comendador é dado a pessoas de extrema relevância e que contribuem significativamente para o desenvolvimento social.

É representada pela Ceres (latim) ou Agripa (grego), que representa a Deusa da Fartura ou da Agricultura, e está presente na maioria das moedas e papéis moedas do mundo, inclusive no “Real”.

A cerimônia de outorga dar-se-á em solenidade a ser realizada dia 13 de novembro de 2021, em jantar solene, no Primavera Festas e Eventos, na cidade de Manaus, Estado do Amazonas.

A Cruz do Mérito Acadêmico e profissional: Comunicação

Ricardo Lins possui Graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE) e em Gastronomia pela FAMETRO. Tem experiência na área de Comunicação Social e Marketing Político, com ênfase em Publicidade & Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, atuando principalmente nas áreas de produção de temas para documentários e programas de rádio e TV, em assuntos como: transferência cultural, produção em rádio e técnicas de radiodifusão, além de Televisão, Cinema e Documentários para a BBC de Londres.

Em 2003 recebeu o convite para integrar a produção executiva e operacional do Reality Show “Survivor” – onde durante as suas temporadas de 6ª (2003) foi gravada no Amazonas e na 18ª temporada (2009), foi consultor técnico, onde as locações escolhidas foram um local ainda pouco conhecido no Brasil, O Jalapão, no estado do Tocantins.

Foi professor da Fundação Rede Amazônica por 16 anos, recebendo a Medalha de professor decano e, consequentemente, a placa comemorativa de 15 anos de trabalhos e serviços prestados na preparação de repórteres, produtores, editores, cinegrafistas e correspondentes, tanto regionais, nacionais e internacionais.

Dentre seus tantos momentos de destaque atuando pela comunicação recebeu o diploma de mérito por formar a 1ª turma de comunicadores indígenas, vindos de 27 aldeias situadas nas regiões próximas à São Gabriel da Cachoeira.

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-doutorado em Neurofisiologia Cognitiva pelo UCL - Queen Square Instituto de Neurologia em Londres – Inglaterra, onde possui relevantes estudos em Neuro Marketing e menções honrosas por seus estudos nas Neurociências.

Recebeu em 2011 a medalha de honra ao mérito da UCP – Lisboa, por ter sido o 1º aluno da faculdade a cunhar um verbete (hiper derme), além da nota máxima na Tese, por unanimidade da Banca Julgadora, recebendo a distinção de “Magna cum Laude”.

No campo do Marketing Político foi formado pelo lendário Carlos Manhanelli (in memoriam) e obteve êxito em diversas campanhas eleitorais no interior do Amazonas e em outros estados.

É Juiz Arbitral do Mercosul pelo Tribunal de Justiça Arbitral do Mercosul, na cadeira 092 e tem seu trabalho voltado as diásporas e processos migratórios, estudos da sexualidade e gêneros; e um incessante trabalho de combate à LBGTQIA+fobia, bem como, a inclusão de pessoas em nível de vulnerabilidade social.

É professor convidado das Universidades de Copenhagen (Dinamarca), Kings College (Londres), Universidade de Malmö (Suécia) e Pesquisador do Centro de Antropologia do Museu Britânico e do Museu de Etnologia de Munique.

Atualmente é professor titular na Faculdade Martha Falcão nos cursos de Comunicação Social e Publicidade & Propaganda, já tendo feito parte do quadro efetivo de outras instituições de ensino superior.

Nenhum comentário