Últimas Notícias

ASSOCIAÇÃO SEGEAM REALIZA "LIVE" SOBRE PROGRAMA AÇÕES QUE RESGATAM

  

A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas), através do setor de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), realizou, no último dia 22, uma ‘Live’ no seu canal no YouTube, que teve como tema o programa ‘Ações que resgatam’, iniciativa da instituição para prestar apoio aos seus colaboradores, em vários campos da saúde, especialmente durante o período de pandemia da Covid-19. A atividade teve a duração de 1h18 e fez parte do calendário do ‘Setembro Amarelo’, movimento de prevenção ao suicídio, que ocorre simultaneamente em todo o Brasil.

O ‘Ações que resgatam’ é um programa instituído no âmbito da Segeam, para fornecer apoio psicológico, social e fisioterápico, a profissionais com vinculo com a Associação, atuando na reabilitação de colaboradores acometidos pela Covid-19, e também no suporte aos que buscam ajuda profissional.

Durante a Live, que abrangeu um público de 270 pessoas, a secretária-executiva de Atenção à Saúde da Segeam, enfermeira Elorides de Brito, compartilhou com os participantes, detalhes sobre como surgiu a ideia da criação do programa. “O impacto da segunda onda da Covid-19 nas unidades de saúde nas quais a Segeam presta assistência, somada ao adoecimento de alguns colegas enfermeiros e ao abalo emocional desses profissionais, nos trouxe muita preocupação com relação a qual apoio a associação poderia dar à equipe” disse.

O projeto, que existe desde janeiro de 2021, tinha o objetivo de atender aos colaboradores acometidos pela Covid-19. Mas, com o surgimento de outras demandas, passou a atender aos demais profissionais, através de equipe multidisciplinar, composta por psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, o que tornou o projeto, um programa fixo na Associação, ampliando o atendimento a todos os profissionais associados à Segeam.

“Foi um momento em que todos nós estávamos apreensivos, preocupados com tudo o que estava acontecendo em janeiro deste ano, período em que o Amazonas registrou a segunda onda da Covid-19. Confesso que foi uma experiência única. Começamos fazendo uma escuta de forma remota, por WhatsApp e ligações, para atender quem buscava ajuda profissional”, explicou Quézia Freitas, que compõe a equipe multiprofissional.

A Live também contou com a participação da fisioterapeuta Renata Albuquerque e da assistente social Yuri Scheneider, que dividiram com os internautas, como foram suas experiências no atendimento aos colaboradores e familiares, da segunda onda da pandemia no Amazonas.

A enfermeira do Instituto da Mulher Dona Lindu, Meirilane da Silva, uma das unidades atendidas pela Segeam, se emocionou ao lembrar o quão importante foi a ajuda que recebeu da Associação, a partir do programa. “Eu quero muito agradecer à Associação, que em um momento muito difícil, me ajudou muito, tanto na parte emocional, quanto na parte psicológica da minha família. À psicóloga Quézia e à fisioterapeuta Renata, que praticamente deu a vida para o meu irmão, eu só tenho a agradecer. Gratidão e muito obrigada do fundo do meu coração” disse Meirilane emocionada.

Nenhum comentário