Últimas Notícias

PANDEMIA COMPROMETE RECEITA DA LACC E COLOCA EM RISCO PROJETOS SOCIAIS VOLTADOS AOS PACIENTES COM CÂNCER


A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), entidade filantrópica com mais de 60 anos de atuação no Estado, registrou uma redução significativa na arrecadação de valores, durante o período da pandemia da Covid-19, o que colocou em risco os projetos sociais desenvolvidos pela ONG.

O presidente da entidade, mastologista Jesus Pinheiro, explica que, além de atividades voltadas à prevenção e conscientização da população, sobre os fatores de risco do câncer, como campanhas educativas e apoio às atividades de rua executadas pela FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas), a receita também é voltada a ações que beneficiam diretamente os pacientes com câncer, em situação de vulnerabilidade social.

Entre elas, estão: o transporte de pacientes em tratamento do interior para a capital; a aquisição e doação de cestas básicas às famílias de pessoas que lutam contra o câncer; a manutenção dos veículos cedidos pela Lacc para o transporte de pacientes, em Manaus, submetidos à quimioterapia e radioterapia, e para o deslocamento de equipes do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos da FCecon, que atendem, em domicílio, pessoas debilitadas pelo câncer; a aquisição e doação de medicamentos, fraldas geriátricas e alimentação especial para pacientes com restrição alimentar; o custeio de aluguéis sociais nas imediações da FCecon, entre outros.

“São pessoas que realmente precisam de apoio para não abandonar o tratamento e aumentarem suas expectativas de vida. Imagine não ter recursos para sair de uma cidade, no interior do Amazonas, para fazer uma cirurgia em Manaus. É muito complicado e a Lacc acaba formando uma rede de apoio para quem mais necessita de ajuda”, frisou Pinheiro.

De acordo com ele, a Lacc atua em parceria com o Serviço Social da FCecon, que encaminha, após análise, os pacientes mais necessitados à entidade filantrópica, para inscrição nos projetos sociais. Jesus Pinheiro também destaca que a Liga Amazonense tem recebido, cada vez mais, pacientes de outros estados, que buscam por assistência em Manaus, já que a capital abriga uma das principais unidades públicas de referência no diagnóstico e tratamento do câncer na região Norte do País.

“Sem a família por perto para ajudar, os projetos da Lacc têm sido cada vez mais demandados e, infelizmente, não temos como ajudar a todos que procuram acolhimento na ONG. Mesmo com todas as dificuldades, somos gratos por poder ajudar e abraçar essa causa, que nos traz tanta gratidão ao exercitar o amor ao próximo”, afirmou.

Saiba como doar

A Lacc trabalha com várias modalidades de arrecadação. Entre elas, está o site www.laccam.org.br , que permite o pagamento via cartão de crédito em parcela única ou mensal. Basta clicar em ‘doar agora’ e preencher os campos descritos. A ONG também disponibiliza o PIX 04.499.182/0001-48 e o telefone (92) 99977-6294, para quem preferir agendar o pagamento para entrega a um mensageiro da entidade.

Nenhum comentário