Últimas Notícias

AOS 21 ANOS, SINDICATO DOS FISCAIS DE SAÚDE DEFENDE AGÊNCIA VINCULADA À PREFEITURA DE MANAUS


O Sindicato dos Fiscais de Saúde do Município de Manaus (Sindfismma) completa 21 anos, nesta quinta-feira (28), com um histórico memorável de luta e organização coletiva em defesa dos direitos dos fiscais e da saúde da população.

Formado por um time de especialistas e profissionais experientes, o Sindfismma sempre traçou ações para arregimentar resultados e melhorias, entretanto, para avançar ainda mais no atendimento à população da capital é necessária uma vigilância sanitária mais atuante e eficiente, através da criação da ‘Agência Municipal de Vigilância Sanitária’.

Para a presidente do Sindfismma, Nirva R. de Siqueira Torres, o novo modelo trará uma evolução nas fiscalizações e segurança assertiva para a saúde dos manauaras.

“Nós somos apenas um departamento dentro da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde). Com essa agência queremos ser vinculados diretamente à prefeitura de Manaus com autonomia financeira, administrativa e operacional, só assim poderemos oferecer uma melhoria dos nossos serviços à sociedade. Hoje boa parte do país já possui sua vigilância independente. Nossa grande bandeira é trabalhar com mais autonomia. No momento, existe uma grande demanda reprimida de inspeções por não termos recursos próprios, pois mesmo sendo parte de um Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), não podemos gerenciar nossos recursos e nem emitir nossa própria regulamentação sanitária”, explicou a presidente.

Cabe ressaltar que com a criação da Agência de Vigilância Sanitária desvinculada da Semsa haverá mais espaço para que esta última se dedique às ações e programas assistenciais do Ministério da Saúde para a população. Vale destacar que o pleito foi aprovado na VII Conferência Municipal de Saúde como um anseio da própria população e da própria gestão.


Embora as décadas de trabalho mostrem a importância da Vigilância Sanitária, Nirva faz questão de citar a importância dos fiscais em prol da população da capital.

“Nós fazemos uma saúde preventiva que nunca é vista pelo paciente. Antes dele ser atendido, nós vemos as condições para ele receber o atendimento. Se ele vai extrair um dente, realizar um raio-x, comprar uma carne ou até mesmo tomar um cafezinho numa padaria é o fiscal quem verifica o procedimento, baseado nas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aplicadas pela Vigilância Sanitária”, declarou.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Carneiro classificou os profissionais da vigilância como uma categoria que “preza pelo cuidado da saúde da população”.

“São 21 anos lutando pela categoria e pelo povo de Manaus. É uma categoria que preza pelo cuidado e saúde da população, fiscalizando estabelecimentos, a alimentação que é comercializada, medicamentos; estão praticamente em todos os estabelecimentos de interesse da saúde que devem ser fiscalizados para evitar riscos para a população”, declarou.

Nenhum comentário