Últimas Notícias

DERMILSON CHAGAS DENUNCIA QUE GOVERNO DO AMAZONAS OCULTA ESTATÍSTICAS DA SEGURANÇA PÚBLICA DE 2021 PROPOSITALMENTE


Embora o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), coronel Vinicius Almeida, negue que as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) estejam sendo esvaziadas e estejam prestes a acabar, o deputado Dermilson Chagas (sem partido) afirma que a própria população já percebeu que essa estrutura da PM já não está operando, pois não há viaturas e nem efetivo da PM nas ruas, fazendo o serviço que, de praxe, é da Cicom, ou seja, o monitoramento ostensivo e as rondas diárias.

E isso se reflete também nas estatísticas de Segurança Pública, apesar de o Governo do Amazonas, propositalmente, tentar esconder da população e dos órgãos de controle os dados referentes aos meses de novembro e dezembro de 2021 no portal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Mas, mesmo recorrendo a esse artifício, de acordo com dados da própria SSP-AM, o número de homicídios e de latrocínio aumentou, respectivamente, 30% e 3% na capital no período de janeiro a outubro, pois foram registrados 657 casos de homicídios em 2020 e 852 em 2021, e 33 casos de latrocínio em 2020 e 34 em 2021. No interior, também foi registrado o aumento de homicídios: 297 em 2020 e 318 em 2021, representando um acréscimo de 7%.

“O Governo do Amazonas já teve tempo mais do que suficiente para preencher essa lacuna de dois meses no site da Secretaria de Segurança Pública. Não o fez até a data de hoje por qual motivo? O quê que o governador Wilson Lima e o comandante-geral da PM não querem que a sociedade veja?”, questionou o deputado Dermilson Chagas.

Sucateamento das Cicoms

Os policiais militares que entraram em contato com o deputado Dermilson Chagas para denunciar a situação de abandono total das Cicoms explicaram que o Governo do Amazonas está se valendo da seguinte estratégia para esvaziar as unidades policiais: todo o efetivo das Cicoms está sendo retirado e sendo enviado para os Comandos de Policiamento de Área (CPAs). Nas Cicoms, só estão tirando serviço um comandante e mais dois policiais militares.

O deputado destacou que, dessa forma, as Cicoms não passam de um Ponto de Parada Obrigatória, chamado de PPO, que só serve para os homens que estão de serviço pararem para almoçar ou jantar ou para ir ao banheiro. O parlamentar enfatizou que esses PPOs são prédios públicos que serviam para atender aos bairros mais próximos das Cicoms.

No seu anúncio de ontem (22), o comandante-geral da PM disse que o que está acontecendo é um “estudo”. O deputado Dermilson Chagas argumentou que, em gestão pública, todas as ações são norteadas a partir de indicadores sociais, econômicos, geográficos e políticos, e que nenhuma atividade ou projeto é realizado sem pesquisa e sem obedecer a legislação, portanto, o comandante-geral não pode tomar decisões tendo como base apenas intuição e fazer ilações para conduzir um aparato importante da Segurança Pública como a corporação da PM.

Nenhum comentário