Últimas Notícias

EMPREGABILIDADE NO MERCADO DA GASTRONOMIA SE MANTÉM AQUECIDA NA PANDEMIA


A empregabilidade no mercado da gastronomia se mantém aquecida na pandemia e, mesmo em tempos de crise, dados apontam que o setor alimentício apresenta estabilidade e pouca mudança, gerando oportunidades de carreira. A profissão de gastrônomo é uma opção para quem quer se estabelecer nesse mercado. A Faculdade de Tecnologia Senac Amazonas (Fatese AM) está com inscrições abertas para nova turma do curso de Tecnologia em Gastronomia.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), os brasileiros destinam um terço de seu orçamento a alimentação e refeições consumidas fora de casa. Conforme dados da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de gastronomia apresentou 10% de crescimento nos últimos cinco anos no país. Como esse é um mercado promissor, a empregabilidade se mantém aquecida e oferece diferentes oportunidades de carreira.

O curso de Gastronomia abre mais portas profissionais que apenas trabalhos em cozinhas de restaurantes ou bares. É possível especializar-se em confeitaria, panificação ou em negócios, por exemplo. O gastrônomo ou gastrólogo pode se tornar consultor, atuando como assessor na abertura de restaurantes e bares, e propondo melhorias em estabelecimentos já em funcionamento. Pode também preparar cardápios e refeições, e atuar como personal chef.

Segurança alimentar é outra área de atuação possível. Nesse campo, o profissional inspeciona cozinhas para verificar o cumprimento das normas de higiene e armazenamento dos alimentos.

O salário de profissionais da gastronomia varia bastante, a depender da função e local de atuação. Segundo a Abrasel, os ganhos médios mensais de um chef de cozinha giram em torno de R$ 7.000.

Procura por profissionais graduados

Se você deseja comandar uma cozinha, o diploma é fundamental. A Gastronomia é uma área que tem se desenvolvido e precisa de profissionais capacitados. Dificilmente um restaurante, uma empresa ou um hotel vai contratar alguém para ser responsável pela cozinha se essa pessoa não tiver os conhecimentos teóricos e práticos necessários para isso.

Outro ponto importante é que a faculdade de Gastronomia do Senac oferece a oportunidade de fazer estágios. Eles contam muito para a sua experiência e são considerados pelos empregadores no momento da seleção. Encarar a área com seriedade e entender a necessidade do diploma é o primeiro passo para se destacar nesse mercado de trabalho.

Sobre o curso

O curso Susperior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac AM é 100% presencial e tem duração de 2 anos. O curso conta com aulas teóricas e práticas nas cozinhas e laboratórios da Instituição de Ensino Superior. O valor da mensalidade é de R$ 450 (parcelas fixas) e as aulas serão realizadas no turno noturno, com início previsto para o dia 14 de fevereiro deste ano. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3198-2000 e 99192-6182.

Senac no AM

Em nível nacional, o Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), hoje, gerida pelo amazonense José Roberto Tadros. Com 76 anos de atuação no Amazonas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial está presente em Manaus e nas cidades de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé e Coari.

Nenhum comentário