Últimas Notícias

SENAC AMAZONAS CELEBRA 76 ANOS DE INSPIRAÇÃO NA CAPITAL E NO INTERIOR


O Senac Amazonas celebra, nesta segunda-feira (10), 76 anos de existência e assume o papel protagonista de inspirar e capacitar profissionais do comércio de bens, serviços e turismo de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, e das comunidades adjacentes. Com a missão de educar para o trabalho no comércio, a instituição é referência em todo o Brasil na formação de mão de obra qualificada para o segmento.

Pertencente ao Sistema Fecomércio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é a maior organização de Educação Profissional do país, criado e mantido pelos empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo. É uma entidade nacional, autônoma, de direito privado, criado através do Decreto Lei nº 8.621, em 10 de janeiro de 1.946, presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Senac AM tem a missão de educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo e sua visão é a de ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas. Todo o trabalho desenvolvido na entidade é pautado pelos valores da transparência, inclusão social, excelência, inovação, atitude empreendedora, desenvolvimento sustentável e educação para autonomia.

Além da formação de milhares e milhares de alunos ao longo de décadas, o Senac AM também transformou a história de profissionais da própria entidade, como da atual gerente da Divisão Administrativa, Carmen Honorato, que há mais de três décadas contribui com a empresa que a oportunizou grandes oportunidades.

"Eu tenho 32 anos de Senac e a instituição é a minha inspiração para o meu lado profissional, foi onde eu tive a oportunidade de me formar e crescer formalmente. Comecei no Senac como auxiliar de contabilidade, fui gerente de Contabilidade, gerente da Divisão Financeira e hoje estou como gestora da Divisão Administrativa, que é mais um desafio na minha carreira. Já vivi muitos momentos na empresa, mas assumir uma divisão é um desafio e tanto”, conta Carmen.

Recém-chegado ao Senac, o João Pedro Lima, é egresso do Curso Técnico de Cozinha da própria instituição e, atualmente, soma junto à equipe da confeitaria do Centro de Turismo e Hospitalidade. A história do jovem se parece com a de milhares de outras pessoas que se descobriram profissionais de “mão cheia” dentro da sala de aula e foram aperfeiçoados pelos professores.

"A minha mãe deu a ideia, despretensiosamente, pensei bastante e achei que combinava comigo. Nunca havia estudado nada de gastronomia, cai de paraquedas aqui no Senac, mas foi uma experiência incrível. As pessoas que conheci no curso eram boas e gentis, aprendi bastante com elas. Atualmente, estou trabalhando aqui na instituição que me formei, há quase dois meses, e estou achando muito bom. Me sinto muito bem, têm muitas pessoas acolhedoras, todos gostam de mim", destaca Lima.

Além da transformação na carreira profissional e na descoberta de novas habilidades, o ambiente corporativo do Senac AM também estimulou a mudança de mentalidade da assistente administrativo, Mirna Lemos. Ela conta que foi na instituição que passou a ter confiança para conquistar novos desafios e metas.

“Trabalhar no Senac para mim foi como um grande divisor de águas tanto na minha vida pessoal como na profissional. A mudança começou quando, no Senac Cidade Nova, teve a turma pré-vestibular, e minha gestora sempre me aconselhou a estudar para alcançar novas oportunidades. Fiz o vestibular na Ufam e passei, mais tarde fiz pós-graduação e conclui. Me estabeleci como profissional nesta instituição. Então, nesta jornada de 27 anos, trabalhando no Senac, fico muito feliz por fazer parte dessa família”, ressalta Mirna.

O Senac Amazonas conta com 10 unidades físicas distribuídas na capital e em outros cinco municípios do interior do Estado, além das unidades de educação móveis, as carretas escola e a balsa escola. Toda a estrutura preparada para servir a população que busca não apenas qualificação profissional, mas sim mudança de vida por meio do conhecimento e do trabalho.

Nenhum comentário