Últimas Notícias

ANDRE ZOGAHIB DISPUTA REITORIA DA UEA


O Prof. Dr. André Zogahib lançou sua candidatura a reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) neste sábado (26/02). Com o tema “Gestão, participação e respeito”, a Chapa 19 tem como vice a Prof.ª Dra. Kátia Couceiro.

Zogahib é egresso da primeira turma do curso de Administração da UEA, além de ser membro titular do corpo docente da UEA há 14 anos. Kátia é médica cardiologista, mestra do curso de Medicina da UEA e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Amazonas (SBC-AM).

Como gestor público, Zogahib ocupava, até o meados de fevereiro, o cargo de diretor-presidente da AmazonPrev, onde esteve nos três últimos anos. Durante esse período levou a instituição a conquistar três prêmios de excelência em gestão previdenciária no país.

O candidato à reitoria foi coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado da UEA. Ele também exerceu a chefia de duas importantes instâncias da administração da universidade: a Pró-Reitoria de Planejamento e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

As eleições, marcadas para o dia 23 de março, irão envolver toda a comunidade acadêmica da capital e do interior do Amazonas: alunos, professores e técnicos da instituição.


Proposta da chapa

O plano de gestão da Chapa 19 contempla a otimização do orçamento da UEA, que no ano passado ficou em mais de R$ 683 milhões para gerir unidades na capital e em diversos municípios no interior do estado.

“Coloquei meu nome à disposição da comunidade acadêmica para o cargo de reitor porque pretendo fazer a diferença na vida das pessoas. Quero poder ajudar a universidade a alcançar maiores níveis de excelência, de gestão e de qualidade do ensino superior na Amazônia", ressaltou o candidato.

Zogahib diz que sua intenção é interiorizar ainda mais a universidade, permitindo que os estudantes descubram e desenvolvam seus talentos utilizando novas tecnologias advindas do aprimoramento das estruturas da UEA e da formação de novas parcerias. "Podemos desenvolver a economia do Amazonas a partir do aprimoramento da educação fornecida pela UEA”, declarou o candidato a reitor.

Identificação

André Zogahib tem uma profunda identificação com a UEA. Foi aluno da universidade, que iniciou suas atividades há pouco mais de 20 anos para atender estudantes da capital e do interior do Amazonas. Tornou-se professor efetivo, atuando em diversos setores da universidade.

“Minha relação com a UEA começou assim que ela foi criada. Ingressei em agosto de 2021, como aluno da primeira turma de Administração da UEA. De lá pra cá, nunca mais me desvinculei da instituição. Deixei de ser aluno e virei professor no primeiro concurso, em 2008, e já se vão 14 anos”, relembrou.

A candidata à vice-reitora, a Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, integra a Chapa 19 por acreditar que o diálogo e a união em torno do mesmo objetivo podem superar dificuldades.

“Chegou o momento de discutirmos os rumos da universidade que queremos. Não é possível fazer uma gestão eficiente sozinho. É necessário ouvir as demandas, estruturar um planejamento detalhado que contemple tanto as prioridades quanto as medidas rotineiras para alcançarmos patamares cada vez mais elevados em nossa comunidade acadêmica”, declarou a vice.


Quem é André Zogahib?

O Prof. Dr. André Zogahib é graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito. Possui especialização, mestrado e doutorado em Administração Pública. É professor do quadro efetivo da UEA, já tendo sido coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenador dos sistemas de ingresso, pró-reitor de planejamento e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

Participou da elaboração e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), na condição de docente. Em 2010, como pró-reitor de Planejamento, atuou na reestruturação organizacional da UEA. O Projeto de Lei do Executivo n° 116/2011 permitiu a contratação de cerca de 600 professores na época.

Gestor experiente e bem-sucedido, atuou como diretor-presidente da AmazonPrev, conquistando por três anos seguidos o prêmio de melhor Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Brasil, entre todos os estados da federação e Distrito Federal. A AmazonPrev tornou-se referência nacional em gestão previdenciária, em diversas avaliações, como as da Abipem, Aneprem e da Secretaria Nacional de Previdência.

O foco da gestão de André Zogahib é pautada na valorização do servidor da UEA, com atenção às demandas de todo corpo discente, ou seja, os alunos, e a humanização do atendimento permanente diálogo e respeito à comunidade acadêmica.

Quem é Kátia Couceiro?

A Prof.ª Dra. Kátia do Nascimento Couceiro é graduada em Medicina, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia (Fesc-2020). Possui mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Paulista (Unifesp) e doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Atua na UEA desde 2005, ministrando a disciplina de Cardiologia, já tendo sido subcoordenadora do curso de Medicina, coordenadora do internato de Clínica Médica e membro do núcleo docente estruturante do curso.

Atualmente é supervisora e preceptora do Programa de residência médica em clínica médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), assim como subcoordenadora da residência de Cardiologia da UEA. Foi presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia (biênio 2020-2021).

Sob a sua coordenação foi criado o primeiro Centro de Treinamento de Emergências cardiovasculares da Região Norte, responsável pela implantação de medicamentos de alto custo para insuficiência cardíaca. O Amazonas foi o primeiro estado do Brasil a efetuar a distribuição de todo o arsenal de medicamentos, obtendo a redução de mortalidade de seus pacientes. A doutora Kátia Couceiro também é presidente da Academia Amazonense de Medicina (biênio 2022/2023).

Nenhum comentário