Últimas Notícias

APOIADORES DA CHAPA 19 PROMOVEM FEIJOADA PARA REFORÇAR COMPROMISSO COM OS CANDIDATOS ANDRÉ ZOGAHIB R KÁTIA COUCEIRO


Domingo de Carnaval foi dia de reunir professores, estudantes e servidores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para massificar as propostas da Chapa 19 à reitoria da instituição. Apoiadores da campanha do candidato a reitor, o Prof. Dr. André Zogahib, e da vice, a Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, organizaram uma feijoada para confirmar o sim que darão nas eleições do dia 23 de março.

Num clima amistoso, seguindo todos os protocolos de proteção e prevenção à Covid-19, simpatizantes e apoiadores da Chapa 19, que sabem do comprometimento de André Zogahib, disseram que confiam nas promessas que serão colocadas em prática nos próximos quatro anos de mandato.

"Tenho certeza que essa nova gestão, tendo à frente o professor André Zogahib, contribuirá para o fortalecimento da UEA, na capital e nos municípios amazonenses", declarou o professor Roberto Mubarac, que também é coordenador de Mestrado em Educação da instituição. Segundo ele, o trabalho em conjunto, ouvindo todas as partes envolvidas no processo, como propõe a Chapa 19, tem tudo para fazer a UEA crescer ainda mais social e economicamente.

Durante a feijoada, o candidato André Zogahib ressaltou que defende uma gestão compartilhada, com a participação de quem faz parte da UEA. Sua intenção é ouvir sugestões de melhorias daqueles que estão nas salas de aula no dia a dia. “Ninguém consegue nada sozinho. É fundamental ouvir, saber qual a necessidade do outro”, reforçou Zogahib.

Em meio ao grupo de apoiadores, o candidato à reitoria da UEA destacou sua preocupação com a qualidade de vida daqueles que compõem a universidade. “Criaremos um programa que irá proporcionar um ar mais humano ao servidor, técnico administrativo e professor da instituição. Isso será feito por meio de amplo atendimento psicológico e social, fazendo com que o ambiente da universidade seja o mais sadio possível.”

André Zogahib e a vice, Kátia Couceiro, têm plena convicção de que são capazes de fazer uma UEA diferente. Para isso, pedem que todos acreditem que as propostas de hoje brevemente irão virar realidade. “Queremos e vamos construir uma universidade forte, que garanta os direitos remuneratórios de seus servidores. Iremos trabalhar para pagar os atrasados, fazer um novo escalonamento e garantir que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração seja cumprido integralmente”, disse o candidato.

A vice na Chapa 19 frisou que a UEA está vindo de uma gestão longa que, obviamente, fez o que deu para ser feito. “Mas acredito que podemos contribuir ainda mais com a instituição. Tenho muito orgulho de ter comigo essas três letrinhas: UEA. Essa é a minha oportunidade de deixar um pouco do que aprendi para outros professores e alunos.”

Propostas da chapa

O plano de gestão da Chapa 19 contempla a otimização do orçamento da UEA, que no ano passado ficou em mais de R$ 683 milhões para gerir unidades na capital e em diversos municípios no interior do estado.

Maior interiorização da universidade, permitindo que os estudantes descubram e desenvolvam seus talentos utilizando novas tecnologias advindas do aprimoramento das estruturas da UEA e da formação de novas parcerias.

Criação de um programa de acolhimento aos alunos, que consistirá em diversas ações para a integração do aluno desde sua entrada, com o desenvolvimento de um aplicativo onde ele poderá acompanhar toda a sua vida acadêmica, do início ao fim da faculdade: verificar o histórico, disciplinas pendentes, fazer requerimentos.


Quem é André Zogahib

O Prof. Dr. André Zogahib é graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito. Possui especialização, mestrado e doutorado em Administração Pública. É professor do quadro efetivo da UEA, já tendo sido coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenador dos sistemas de ingresso, pró-reitor de planejamento e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

Participou da elaboração e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), na condição de docente. Em 2010, como pró-reitor de Planejamento, atuou na reestruturação organizacional da UEA. O Projeto de Lei do Executivo n° 116/2011 permitiu a contratação de cerca de 600 professores na época.

Gestor experiente e bem-sucedido, atuou como diretor-presidente da AmazonPrev, conquistando por três anos seguidos o prêmio de melhor Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Brasil, entre todos os estados da federação e Distrito Federal. A AmazonPrev tornou-se referência nacional em gestão previdenciária, em diversas avaliações, como as da Abipem, Aneprem e da Secretaria Nacional de Previdência.

Quem é Kátia Couceiro

A Prof.ª Dra. Kátia do Nascimento Couceiro é graduada em Medicina, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia (Fesc-2020). Possui mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Paulista (Unifesp) e doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Atua na UEA desde 2005, ministrando a disciplina de Cardiologia, já tendo sido subcoordenadora do curso de Medicina, coordenadora do internato de Clínica Médica e membro do núcleo docente estruturante do curso.

Atualmente é supervisora e preceptora do Programa de residência médica em clínica médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), assim como subcoordenadora da residência de Cardiologia da UEA. Foi presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia (biênio 2020-2021).

Sob a sua coordenação foi criado o primeiro Centro de Treinamento de Emergências cardiovasculares da Região Norte, responsável pela implantação de medicamentos de alto custo para insuficiência cardíaca. O Amazonas foi o primeiro estado do Brasil a efetuar a distribuição de todo o arsenal de medicamentos, obtendo a redução de mortalidade de seus pacientes. A doutora Kátia Couceiro também é presidente da Academia Amazonense de Medicina (biênio 2022/2023).

Nenhum comentário