Últimas Notícias

DERMILSON CHAGAS PARTICIPA DE DEBATE SOBRE PRIVATIZAÇÃO DO RIO MADEIRA EM EVENTO SOBRE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO BRASILEIRO


O deputado Dermilson Chagas é um das autoridades convidadas para o Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário, que discutirá as hidrovias nacionais, projetos, demandas e perspectivas para 2022. O evento será realizado nesta quinta-feira (24/2), a partir das 13h30, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

O deputado Dermilson Chagas é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e membro das comissões de Assuntos Econômicos e de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam.

O evento é promovido pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e o Sindicato das Empresas de Navegação no Estado do Amazonas (Sindarma).

O deputado Dermilson Chagas disse que um dos projetos que serão apresentados é a proposta que o Governo Federal quer adotar para o Amazonas, especificamente para o rio Madeira, para o qual há a ideia de se cobrar pedágio.

“Se for cobrar pedágio, o produto que abastece todo o rio Madeira vai encarecer para a nossa população?”, questionou o parlamentar. “Isso vai trazer mais custo, vão pagar pedágio para navegar no rio. Essa vai ser uma das questões que serão discutidas nesse evento, no qual vamos ter a oportunidade de debater e descobrir se isso será benéfico ou não para o nosso povo. São 200 mil pessoas que vão ter esse impacto com a política do Governo Federal no transporte de mercadorias no rio Madeira”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

Posse da nova diretoria

Durante o evento, também acontecerá a posse da nova diretoria do Sindarma, encabeçada pelo empresário Galdino Alencar e pelos vice-presidentes Madison Almeida Nóbrega, Oziel Mustafa dos Santos Neto e Erasmo Bertolini.

Alencar destaca que o fórum representa uma importante oportunidade para reunir as lideranças do setor de logística e de infraestrutura portuária de todo o país para debater questões importantes visando ampliar a viabilidade, a modernização e traçar novas perspectivas para o transporte aquaviário brasileiro.

“No caso específico de nossa região e do Amazonas, historicamente este modal é um dos motores do desenvolvimento econômico e social, transportando passageiros e abastecendo diariamente todos os municípios do interior, mas existem gargalos que precisam ser resolvidos com urgência, como a questão da segurança na navegação fluvial, de atualização da legislação e de infraestrutura”, destacou Galdino Alencar.

Programação

Além da posse da nova diretoria do Sindarma, a programação do fórum terá a participação do presidente da CNT, Vander Costa, e as apresentações da diretora do Departamento de Transporte Aquaviário do DNIT, Karoline Brasileiro, do presidente da Fenavega, Raimundo Holanda Cavalcante, da representante do Sindicato das Empresas de Navegação Marítima do Rio de Janeiro, Lilian Schaeffer e do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação de Apoio Portuário (Sindiporto), Luiz Felipe Antunes de Gouvêa.

Na segunda parte do fórum, serão realizadas as apresentações do diretor-executivo da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem, comandante Luís Fernando Resano, de Carlos Augusto Cordovil da Associação Brasileira de Bunker (Abrabunker), e do presidente da Federação das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Marcelo Neri.

Antes do encerramento do evento, será realizado ainda um debate com a participação de todos os órgãos e entidades presentes no fórum que resultará em um documento com propostas a ser encaminhado para os órgãos e entidades públicas do Executivo e Legislativo que atuam no setor.

Nenhum comentário