Últimas Notícias

MULHERES EM SITUAÇÃO DE PROTEÇÃO RECEBEM QUALIFICAÇÃO DO SENAC AM


Um grupo de mulheres, cuja a maioria se encontra em situação de proteção, participou dos cursos de qualificação profissional de Costura e Modelismo do Senac AM. As atividades ocorreram na sede da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, situada no Centro da cidade. A expectativa é que mais cursos sejam ofertados nos próximos meses por meio de parceria entre as duas instituições.

A formação ocorreu ao longo de cerca de 3 meses e foi dividida em duas turmas: manhã e tarde. Sendo o curso de Costura com carga horária de 212 horas e o curso de Modelismo de 40 horas. Ao todo, 24 mulheres, com idades entre 24 e 50 anos, participaram da qualificação, sendo que a maioria passou por situação de agressão, abuso ou abandono.

Além das técnicas voltadas para a atividade da costura, o período do curso serviu para que as mulheres acreditassem nelas mesmas e voltassem a sonhar, como compartilha a autônoma Bárbara Ipuchima, de 58 anos.

“Eu sempre tive vontade de ter o certificado porque eu costuro de forma autodidata. O que eu precisava mesmo e o que sempre quis, sempre foi o meu desejo, era ter o certificado e sendo pelo Senac é melhor ainda. Realizei um sonho. Foi uma experiência muito gratificante, não tenho nem palavras para dizer”, conta.

Já para a professora Viviane Franco, de 48 anos, participar dos cursos foi um desafio novo, afinal, ela ainda não tinha tido experiências com a costura. A educadora conta como foi o processo de aprendizagem e o que pretende fazer a partir da qualificação.

“Participar dos cursos foi maravilhoso. A professora Eveline nos proporcionou muitos conhecimentos embasados na prática-teórica que ela tem como costureira. Não praticava costura e aprendi muita coisa aqui. Eu pretendo ir adiante com essa questão da costura para poder adquirir uma renda extra para minha família”, destaca.

Lembrada com carinho pelas alunas, a professora Eveline Santos, do Senac AM, foi quem conduziu o grupo na formação. Para ela, mais que o ensino de uma profissão, a atividade realizada levou esperança e novos horizontes para as participantes.

“Muitas das mulheres que estão aqui sofreram algum tipo de abuso e saber que podemos ajudar elas a melhorarem, a terem uma autoestima mais elevada, é algo muito gratificante. Da mesma forma que elas aprenderam comigo, eu aprendi com elas. Muitas alunas estão capacitadas para ingressar no mercado da moda. A mensagem que deixo para elas é que nunca desistam, pois todas são capazes”, finaliza.


Mais oportunidades

No início desta semana, o Senac AM e a Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) estiveram reunidos para firmar parceria com intuito de ofertar cursos de qualificação profissional para mulheres atendidas pela unidade especializada. Por meio da parceria, as mulheres vítimas de violência terão oportunidades de crescimento e independência financeira, doméstica e familiar. A lista de cursos e informações sobre matrículas serão divulgadas em breve.

Senac no AM

Em nível nacional, o Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), hoje, gerida pelo amazonense José Roberto Tadros. Com 76 anos de atuação no Amazonas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial está presente em Manaus e nas cidades de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé e Coari.

Nenhum comentário