Últimas Notícias

AMAZONAS FC CHEGA "RECONSTRUIDO" PARA A ESTREIA DA SÉRIE D


Neste domingo (17), o Amazonas FC entra em campo para dar o pontapé inicial em sua campanha no Campeonato Brasileiro Série D. A partida será fora de casa contra o Humaitá-AC, às 17h (de Manaus), na Arena da Floresta. O jogo marca a estreia da Onça Pintada da Zona Leste em uma competição nacional.

Vindo de um Barezão aquém das expectativas, o time aurinegro passou uma espécie de reconstrução após ser eliminado nas quartas-de- final do estadual. Durante o período entre uma competição e outra, o clube anunciou reforços que foram bem no campeonato amazonense, os meio-campistas Judá e Hítalo, além fo lateral-esquerdo Miliano, são exemplos de atletas que chegaram após grande exibição no estadual.

Por outro lado, o clube acabou perdendo peças que vieram com status de estrelas ao clube. O experiente meia Eduardo Ramos, não conseguiu ter sequência na equipe, atuou em apenas três partidas e virou um ‘reserva de luxo’, acabou dispensado antes da Série D.

Outro jogador que se despediu da Onça Pintada, foi o volante Ibson. Aos 39 anos, o jogador que foi capitão e referência técnica do time durante o Barezão, saiu em comum acordo com a diretoria e foi anunciado logo na sequência pelo Nacional de Muriaé-MG, para a disputa do Módulo 2 do Mineiro, a decisão acabou sendo condicionada por um desejo de ficar mais perto da família. Por fim, na véspera da estreia, o lateral-esquerdo Caíque, também deu adeus ao grupo.

Após a saída do volante Ibson, o técnico do Amazonas, Rafael Lacerda, destacou a importância do atleta, mas frisou que era uma oportunidade para que outras lideranças do elenco pudessem aparecer: ‘Agora chega o momento de aparecerem outros líderes e isso é bom para o futebol, tu fomentar novas lideranças’, disse o comandante à ocasião.

E por falar no comandante, ele faz parte da reestruturação do Amazonas FC para entrar competitivo no campeonato nacional. Rafael Lacerda faz parte da safra de jovens treinadores brasileiros que vêm surgindo. Com apenas 37 anos, ele já foi eleito o melhor técnico do Gauchão, em 2020, quando comandava o Caxias-RS. Lacerda veio após Rodney Gonçalves ser desligado do clube antes das quartas do Barezão.

Time reforçado

Para a Série D, sete nomes aportaram no time da zona leste manauara: Gustavo (goleiro), Henrique Ávila (lateral-direito), Miliano (lateral-esquerdo), Judá (volante), Hítalo (meia), Rafael Tavares (meia) e Freyn Figueroa (atacante). Reforços que chegaram avalizados pelo novo comando técnico. Destes nomes, Judá chega para a sua segunda passagem no clube e, o meia Rafael Tavares, vem com a bagagem de já ter sido campeão da Série D pelo Mirassol, em 2020.

Barezão tirado de lição

Não repetir os erros cometidos no estadual. É com este mantra que o Amazonas entra para disputar o Brasileirão. O fracasso no Barezão hoje é usado dentro do vestiário aurinegro como exemplo para que os equívocos não sejam repetidos na principal competição do calendário da equipe.

Gabriel Davis, um dos principais nomes do time, comentou sobre o contexto do clube e as expectativas que foram geradas. Ele frisa que o estadual foi passado, mas o que foi feito lá serviu como aprendizado.

“Foi gerado uma expectativa muito grande em cima da equipe, da montagem do elenco e quando é gerado uma expectativa grande, se espera o resultado. Infelizmente não fomos campeões , não chegamos às finais, mas a gente tira de lição que, a gente venha a fazer o que não fez no Barezão. É claro, dá para aproveitar coisas boas, mas tirar de lição aquilo que faltou, o algo a mais que a gente fez e os erros que a gente tenha cometido, que a gente não venha a cometer no brasileiro”, disse Davis, que prossegiu citando as dificuldades de uma competição como a Série D, e afirmou que os objetivos são graduais.

“O campeonato brasileiro da Série D é muito competitivo, como todo campeonato. O principal objetivo, o alvo, é o acesso, mas aqui a gente conversou desde o início e temos três objetivos: o primeiro é a preparação, o segundo objetivo que é classificar (avançar para o mata-mata) e, o terceiro objetivo, esse sim é subir. Eu acho que o acesso ele não vem antes de fazer essas outras coisas que citei”, disse Gabriel Davis, pregando o trabalho como a tônica do grupo.

Adversário Campeão

O duelo de estreia será contra o Humaitá, time com apenas 19 anos de existência. No entanto, nesta temporada, o Tourão de Porto do Acre, chega com o 'peito estufado’ para a Série D. Isto porque, o tricolor sagrou-se campeão acreano de forma antecipada na última semana.

O time venceu o tradicional Galvez-AC pelo placar de 2 a 0, pela penúltima rodada do estadual. Para deixar o título inédito ainda mais imponente, a equipe não sabe o que é perder neste ano, conquistando o caneco de forma invicta e com um segundo turno feito com 100% de aproveitamento.

O principal nome da equipe é o atacante Daniego, de 30 anos. Ele é o artilheiro da equipe, com quatro gols em oito jogos -incluindo Copa do Brasil-, tendo uma média de 0,5 gols por jogo.

O Tourão ainda conta com nomes conhecidos do futebol amazonense, é caso do atacante Wagnão Balotelli, que por aqui defendeu o JC e, do meia-atacante Caíque, jovem promessa local que passou Iranduba, Fast, Clipper e mais recentemente, atuou pelo Rio Negro.

FONTE: Portal A Crítica/João Felipe

Nenhum comentário