Últimas Notícias

AMAZONINO E BRAGA LIDERAM PESQUISA PARA GOVERNO DO AMAZONAS


Pesquisa eleitoral do INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP), divulgada nesta terça-feira (10), aponta que o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) lidera a preferência do eleitorado do Estado.

Segundo o IDP, se a eleição para governador fosse hoje, Amazonino obteria 40,1% dos votos e em segundo lugar aparece o senador Eduardo Braga (MDB), com 20,3% dos votos. Na terceira colocação temos o atual governador Wilson Lima (União Brasil) com 16,6% e, em seguida, Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 5,9%. Ainda no levantamento aparecem Carol Brás (PDT) com 5,8%. e Marcelo Amil (Psol), 0,9%.

Os votos brancos ou nulos alcançam 2,7%; não sabem ou não responderam chegam a 1,2%, e quem respondeu “nenhum dos candidatos” somam 6,4%. Os dados foram obtidos com aplicação de pesquisa estimulada.

Se forem considerados apenas os votos válidos, Amazonino soma 44,8% dos seguido de o senador Eduardo Braga , com 22,7% dos votos. Wilson Lima (União Brasil) aparece com 18,5% dos votos válidos. Ainda no levantamento, Ricardo Nicolau (PSD) aparece com 6,6%, seguido de Carol Brás (6,4%) e Marcelo Amil, com 1%. dos votos válidos. As informações são do site D24aM.

O levantamento ainda apresentou as intenções de votos para segundo turno e constatou que o governador Wilson Lima perde em todos os cenários apresentados. Caso Wilson dispute o segundo turno contra Amazonino Mendes, o ex-governador teria 53,7% dos votos e o atual governador 28,3%.

No caso de uma disputa direta entre Braga e Wilson Lima, o senador teria 43,2% e o atual governador, 30,4%.

Já Wilson Lima lidera a rejeição, com 31,1% o que torna o cenário mais difícil para o governador principalmente na capital, com o quadro está congelado no teto. A segunda maior rejeição é de Eduardo Braga, com 18,3%, enquanto que Amazonino Mendes está com 12,6%.
Análise

Assim como na pesquisa anterior de fevereiro, os dados mostram que uma eventual aliança entre o ex-governador Amazonino Mendes e o senador Eduardo Braga pode definir a eleição já no primeiro turno. Os dois somariam até 67,5% dos votos válidos.

Coordenada pelo professor doutor Edmilson de Araújo Silva, matemático e consultor estatístico, a pesquisa ouviu 1,8 mil eleitores em todo Estado, entre 27 de abril e 8 de maio. Além da capital, a pesquisa amostral incluiu 14 municípios selecionados por representarem com maior fidedignidade o eleitorado do interior.

O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação AM-08799/2022.

Para o coordenador da pesquisa Edmilson, os dados indicam que Amazonino Mendes já está no segundo turno. “Eu acredito que ainda não há um ganhador da eleição. O governador Amazonino Mendes já está no segundo turno, mas não se pode pensar que ele já é o vitorioso. Durante a campanha, os candidatos irão tentar convencer os eleitores que tem as melhores propostas”, destacou.

FONTE: D24am

Nenhum comentário