Últimas Notícias

PREVENÇÃO: TUBULAÇÕES DE ÁGUA EM ÁREAS IMPACTADAS PELA CHEIA DO RIO NEGRO SÃO ELEVADAS PARA GARANTIR ÁGUA POTÁVEL AOS MORADORES


O bairro de Educandos, um dos mais antigos e tradicionais de Manaus, é também um dos mais impactados anualmente pela cheia do rio Negro, já que parte das moradias estão situadas na orla do bairro. Neste ano, as projeções indicam que as águas do rio Negro podem chegar a um novo índice histórico. Para garantir que moradores da orla do Educandos e de regiões semelhantes recebam água tratada, a concessionária montou uma força-tarefa de obras para elevar as tubulações que abastecem estes locais.

Além de facilitar os trabalhos de manutenção das equipes da concessionária, a ação preventiva afasta a possibilidade de que as águas do rio entrem em contato com a rede, evitando qualquer tipo de contaminação. Desta forma, a empresa garante que as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade recebam água potável, dentro dos padrões de qualidade estabelecido pelo Ministério da Saúde, mesmo com as adversidades causadas pela cheia.

Até o momento já foram elevados 600 metros de rede de abastecimento no Educandos, garantindo água para cerca de 100 residências e beneficiando uma população de mais de 500 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. O pacote de obras foi iniciado há cerca de 15 dias.

De acordo com o gerente de serviços, Felipe Poli Romero, a força-tarefa vai acompanhar todo o movimento da cheia e vazante do rio. “Já temos os locais que são mais atingidos pela cheia todos mapeados. O trabalho preventivo já vai garantir que estas pessoas continuem recebendo saúde em suas casas. Quando rio baixar, a empresa irá fazer uma nova estrutura de abastecimento”, explicou.


Além do Educandos, outros bairros também serão beneficiados pelo serviço, sendo a maioria deles compostos por famílias que vivem em becos, vielas, escadões e palafitas. Todas são regiões que receberam estrutura de abastecimento regular nos últimos três anos, quando a Águas de Manaus implantou mais de 150 mil metros de tubulações de água em locais de vulnerabilidade. “Quando chegamos na cidade, muitas casas nesses locais não tinham acesso a água tratada. Desde que implantamos redes de água nestas regiões, a qualidade de vida melhorou e as famílias também tiveram impactos positivos na saúde, com a redução de doenças hídricas e na dignidade”, relatou o gerente de serviços.

Fatura com 50% de desconto - Além de água tratada, os moradores de áreas vulneráveis também são beneficiados na Tarifa Manauara, que concede 50% de desconto no valor das faturas para famílias de menor renda. De 2018 até 2022 a concessionária ampliou o número de beneficiários, passando de 22 mil para 86 mil famílias alcançadas. A meta é atender 100 mil famílias, que é o equivalente a 500 mil pessoas e transformar Manaus na capital brasileira com a maior parcela de população beneficiada com a Tarifa Social.

Nenhum comentário