Últimas Notícias

EMPRESA DE EQUIPAMENTOS PARA CONTAINERS É IDENTIFICADA COM DESVIO DE ENERGIA EM MANAUS


A Amazonas Energia identificou na última quinta-feira (30), uma empresa de Equipamentos para Containers, onde constatou-se desvio de energia elétrica no local, ligado direto da rede da Distribuidora por um transformador trifásico de 112,5 KVA , causando prejuízo estimado em R$ R$ 18.844,70 / mês.

Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos técnicos, retirando a irregularidade e a suspensão do fornecimento de energia elétrica do estabelecimento de forma imediata, sendo realizado o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) e o boletim de ocorrência pelo crime de furto de energia Art. 155 do Código Penal. A empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.

O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.

Denuncie pelo telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site amazonasenergia.com ou através do nosso App.

Nenhum comentário