Últimas Notícias

MAIORIA DOS BRASILEIROS APOIA O FIM DA ESCALA 6X1


Mais de 70% dos brasileiros apoiam o fim da escala de trabalho seis por um, desde que não haja redução salarial. Se a contrapartida for essa, de reduzir salários, a aprovação cai para menos de 30%. A constatação é de uma pesquisa da Nexus.

A PEC, proposta de emenda à Constituição que acaba com a jornada de seis dias trabalhados por um de folga, começou a ser analisada esta semana pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Antes de ir à votação no plenário, precisa passar por uma comissão especial. Como PECs alteram a Constituição, para essa proposta ser aprovada ainda é preciso passar por dois turnos de votação na Câmara dos Deputados e no Senado. A tramitação está no início e os detalhes do texto ainda serão definidos, mas o debate já está nas ruas.

Segundo o levantamento , 73% dos brasileiros são a favor do fim da escala 6x1, se não houver redução salarial, mas apenas 28% apoiam a mudança caso ocorra impacto no salário.

“6x1 é horrível, porque o trabalhador não tem vida social nenhuma. Seis por um tem que acabar, tem que realmente acabar. E, agora, trocar o salário também não pode existir, porque o salário já é ruim”, deseja o técnico em nutrição Alex Lopes.

“Acho justo, porque eu já trabalhei em uma farmácia onde já fazia plantões e trabalhava até domingo no caso. Aí quando eu sair do trabalho e comecei a trabalhar apenas de segunda a sexta a minha qualidade de vida melhorou muito... desde que não mexesse no salário”, apoia a bancária Fabiana Faria.

“Eu acho que a gente merece ficar em casa, descansar um pouco, né. Cuidar da casa cuidar da família e cuidar de nós mesmo”, defende a copeira Márcia Cristina Alves. Ela também é contra a redução salarial do trabalhador. “Eu acho que a gente poderia ter até um melhor salário, né?”, finaliza.

A pesquisa também mostrou que 84% dos entrevistados são a favor de terem, pelo menos, dois dias de folga na semana. E 62% dos brasileiros afirmaram já terem ouvido falar do tema, mas apenas 12% disseram entender bem o que ele significa.

A Nexus entrevistou 2.021 pessoas com mais de 16 anos, nas 27 unidades da federação, entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro.

Nenhum comentário